XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Tratamento combinado com Omalizumabe e Etanercepte em paciente com Urticária Crônica Espontânea (UCE) e Artrite Reumatóide (AR)

Resumos

Justificativa
A urticária crônica espontânea (UCE) é uma doença heterogênea caracterizada por urticas, angioedema ou ambos, que não estão relacionadas a fatores desencadeantes específicos, por pelo menos 6 semanas, causando grave prejuízo na qualidade de vida (QoL) dos pacientes. Embora várias teorias sobre a patogênese da UCE tenham sido propostas, a autoimunidade se destaca entre elas, podendo assim estar acompanhada por outras doenças autoimunes.
Nosso objetivo é relatar o caso de uma paciente com UCE e artrite reumatoide (AR) para a qual foi indicada a terapia combinada com dois biológicos.
Relato de caso
Paciente feminina, 66 anos, com AR em uso de Etanercepte (anti-TNF) 50 mg semanalmente por via subcutânea há 10 anos, com doença sob controle, sem queixas articulares e com melhora da rigidez matinal. Referia ainda hipertensão arterial em uso de losartana e tireoidectomia (1977) sem causa relatada, e cura de hepatite C (2018).
Em 2020, inicia quadro de urticas e angioedema principalmente em face e pés, em uso de anti-histamínicos de segunda geração em dose quadriplicada sem controle da doença (UCT = 0, UAS7 = 42). Fazia uso recorrente de corticoide oral nas exacerbações. Em fevereiro/2022 inicou uso de Omalizumabe 300 mg a cada 4 semanas, com resposta rápida e controle total da doença (UCT = 16, UAS7 = 0).
Atualmente em uso regular do anti-histamínico e de ambos os biológicos sem relato de eventos adversos (clínicos e/ou laboratoriais).
Discussão
O caso relatado descreve o controle eficaz e seguro da UCE já no primeiro mês de tratamento de terapia com Omalizumabe combinado ao Etanercepte. Contudo existem dados limitados sobre o uso combinado de anti-IgE e anti-TNF em pacientes com diferentes doenças autoimunes, não havendo ensaios clínicos randomizados e controlados.
O resultado bem-sucedido neste caso sugere que o uso combinado de biológicos pode ser eficaz e seguro, garantindo uma melhor QoL para os pacientes, entretanto são necessários mais estudos.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Pablo Waldeck Gonçalves de Souza, Rossy Moreira Bastos Júnior , Isaac Teodoro Souza e Silva , Guilherme Gomes Azizi, Sérgio Duarte Dortas Júnior , Solange de Oliveira Rodrigues Valle