XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

AÇÃO DE CURTO PRAZO DO UPADACITINIBE EM DERMATITE ATÓPICA GRAVE

Resumo

JUSTIFICATIVA: Upadaticinibe, inibidor oral seletivo e reversível de JAK1, foi aprovado para uso clínico no Brasil em maio de 2022 sendo uma alternativa recente no tratamento da Dermatite Atópica (DA) grave. Descrevemos os resultados observados no primeiro mês de tratamento de 4 pacientes.
MÉTODOS: Acompanhamento dos valores de SCORAD mensurados pelo paciente (após treinamento) e pelo médico examinador nos dias 0,14 e 30 do tratamento com Upadacitinibe 15 mg/dia.
RESULTADOS: Foram acompanhados 4 pacientes, 3 homens, entre 18 e 45 anos de idade. Os valores absolutos de SCORAD pré-tratamento, mensurados pelo médico examinador, variaram entre 42 e 69 e pelos próprios pacientes entre 32 e 67.8. Durante os 14 primeiros dias de uso do Upadacitinibe, 15mg/dia, houve redução percentual nos escores entre 26 e 63,6 quando comparados os valores do examinador e 19,6 a 76,6 comparados os valores mensurados pelos usuários. Do 14º ao 30º dia, apesar de dois pacientes terem apresentado piora do quadro associada a fatores alimentares e ambientais, todos os pacientes apresentaram redução no SCORAD e referiram melhora do prurido e da qualidade de sono. Ao término do primeiro mês de uso foi observada queda percentual no SCORAD feito pelo examinador que variou entre 39 e 63,6 e percebido pelo paciente 27,6 a 78. Nenhum paciente relatou efeitos colaterais com o uso da medicação no período avaliado.
CONCLUSÕES: Ao inibir a ação da JAK 1, o Upadacitinibe modula as substâncias envolvidas no processo inflamatório da DA, interrompendo o ciclo da doença desde o início. O uso da medicação nos 4 pacientes acompanhados mostrou queda importante, em curto intervalo de tempo, no SCORAD. Apesar dos resultados preliminares do uso da medicação em curto prazo serem animadores, vale ressaltar que por tratar-se de um arsenal terapêutico recente, são necessários mais estudos que demonstrem segurança no uso da medicação em longo prazo.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

RAQUEL LETICIA TAVARES ALVES, DANIELLE KIERSTMAN HARARI, CAROLINNE PAIOLI TROLI, LARA BARBOSA DA SILVA, KATHERINE MACIEL COSTA SILVESTRE, LAÍS BORGES ARAÚJO DE OLIVEIRA, MARCIA CARVALHO MALLOZI, DIRCEU SOLÉ