Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA RESPOSTA CUTÂNEA NO TESTE DE PUNTURA DE LEITURA IMEDIATA, APÓS IMUNOTERAPIA SUBLINGUAL COM ALÉRGENOS DE ÁCAROS DERMATOPHADOIDES PTERONYSSINUS E BLOMIA TROPICALIS
Resumo
Justificativa e Objetivo: A imunoterapia alérgeno específica é o único tratamento modificador da evolução natural da doença alérgica. O uso do prick test como um potencial biomarcador de acompanhamento in vivo, seria muito prático. Um efeito de fase tardia da imunoterapia sublingual (ITSL), é a diminuição da reatividade do teste cutâneo, refletindo na redução dos mastócitos e eosinófilos do tecido. O objetivo é determinar alterações na reatividade cutânea com ácaros da poeira domiciliar após de três anos de tratamento com ITSL e descrever a resposta clínica antes e depois tratamento.
Metodologia: Estudo observacional, analítico e longitudinal de pacientes que realizaram ITSL durante 3 anos. Esses pacientes foram convocados após o término do tratamento para avaliação da reatividade cutânea e da resposta clínica, através do escore total de sintomas nasais (TNSS).
Resultados: Amostra inicial era de 60 pacientes, porém apenas 27 aceitaram participar do estudo. Após o tratamento com ITSL alérgeno específica mais de 80% dos pacientes apresentavam sintomas leves ou ausentes. Houve diminuição significativa da reatividade cutânea para Blomia tropicalis, diferente do Dermatophagoides pteronyssinus que aumentou, isso pode refletir, na influência de outros fatores, como a taxa de exposição intradomiciliar.
Conclusão: Observamos que houve, na maioria dos pacientes, um aumento na reatividade cutânea para os alérgenos de Dermatophagoides pteronyssinus e uma diminuição para Blomia tropicalis após três anos de tratamento. Houve resposta clínica com base no escore de sintomas, com mais de 72% dos pacientes apresentando melhora em relação ao início do tratamento.
Área
» Imunoterapia
Autores
ALANNA BATALHA PEREIRA, PRISCILLA RIOS CORDEIRO MACEDO, Clóvis Eduardo Santos Galvão