XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Hipersensibilidade e dessensibilização ao metotrexato utilizado como quimioterápico para osteossarcoma em paciente pediátrica: relato de caso

Resumos

Justificativa: Reação de hipersensibilidade (RH) a metotrexate (MTX) é rara. O mais comum é haver reação de toxicidade por doses elevadas, como as usadas em quimioterapia. Comprovar a existência de RH a MTX e propor dessensibilização pode ser o diferencial para o êxito no tratamento de osteossarcoma responsivo a este quimioterápico.
Relato do caso: Paciente feminina, 13 anos, com diagnóstico de osteossarcoma em braço esquerdo em 2021, iniciou tratamento quimioterápico com MTX em altas doses. Nas primeiras aplicações apresentava rash cutâneo, que aliviava com uso de anti-histamínicos. Após a 4ª sessão, em 5 minutos da aplicação de MTX, iniciou com prurido, eritema e sensação de queimação nas mãos, calor e rubor facial. Evoluiu com angioedema labial e palpebral, dispneia, tosse e queda da saturação de O2. Foi tratada com difenidramina, hidrocortisona EV e O2 nasal, obtendo melhora em 30 minutos. Na investigação, verificou-se teste intradérmico positivo para metotrexate (concentração 10 mg/mL, pápula evoluiu de 5 para 9 mm). Seguiu-se protocolo de dessensibilização de 12 etapas. Em uma das etapas houve reação cutânea leve (flushing), recuperada espontaneamente. Nas aplicações subsequentes de MTX, a paciente foi pré-medicada com anti-histamínicos na etapa imediata precedente à reação ocorrida, apresentando boa tolerância e podendo concluir o tratamento oncológico com o fármaco citotóxico.
Discussão: é importante determinar, através de testes apropriados, se há hipersensibilidade a MTX em casos suspeitos de alergia. Diante de testes positivos, se a descontinuação do MTX puder comprometer as chances de recuperação do paciente em tratamento oncológico, um protocolo de dessensibilização está indicado. No caso aqui descrito, o risco de anafilaxia foi minimizado após uso de um protocolo rápido de dessensibilização do MTX, permitindo término da quimioterapia com sucesso.

Área

» Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Andrezza Fabrizia Bertoli, Maria Anita Costa Spíndola, Nadia Maria Hallack Porto, Christine Wegner, Jane da Silva