XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Perfil Clínico dos Pacientes com Urticária Crônica Acompanhados em Centro Especializado

Resumo

Objetivos: Descrever o perfil clínico dos pacientes atendidos em um centro especializado em urticária crônica (UC) e angioedema (AE).
Métodos: Estudo retrospectivo com análise do banco de dados com dados dos pacientes atendidos de 04/22 a 08/22. Foram avaliadas as seguintes variáveis: gênero, idade, tempo até o diagnóstico, tipo de urticária, comorbidades, Urticaria Activity Score (UAS), Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire (CU2QoL, Urticaria Control Test (UCT) na primeira consulta e medicamentos prescritos.
Resultados: Foram atendidos 38 pacientes, compreendendo 30 mulheres, com mediana da idade de 39 anos (perc25-75=26-51 anos) e do tempo até o diagnóstico de 24 meses (perc25-75=5-60 meses). Vinte e cinco, (65%) tinham urticária crônica espontânea (UCE), 4 (10%) Urticaria Crônica Induzida (UCind) e 9 (25%) UCE e UCInd, sendo que todos os pacientes com UCInd apresentavam dermografismo e dois, urticária colinérgica. Foram relatadas as seguintes comorbidades: hipotiroidismo (5), rinite alérgica (5), psoríase (3), fibromialgia (2), hipertensão arterial (2) e vitiligo (1). A média do escore do UAS foi 1,65±2,04 (0-6), do CU2QOL foi 60,60±19,36 (23-115), do UCT: 5,81±4,48 (0-16), sendo que apenas 5 pacientes com UCT ≥12. Todos os pacientes foram tratados com anti-histamínicos (anti-H1), sendo que 28 (73,6%) com posologia acima da padronizada. Três, necessitaram de ciclo curto com corticosteroide oral e para onze (29%), foi indicado omalizumabe.
Conclusão: A UCInd foi frequentemente associada a UCE e seu diagnóstico não deve ser esquecido durante a avaliação inicial. A maioria dos pacientes não estava controlada no mês anterior a consulta, apesar do escore do UAS ser baixo, o que demonstra a evolução flutuante da UC. Doses maiores de anti-H1 são necessárias e para os pacientes não controlados foi indicado o omalizumabe. Por fim, o acompanhamento em centro especializado tem importância no manejo adequado e na compreensão das especificidades da nossa população.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Gabriela Andrade Coelho Dias, Mara Morelo Rocha Felix, Mariana Stoll Leão, Laira Vidal da Cunha Moreira