Dados do Trabalho
Título
Symetrical Drug-Related Intertriginous and Flexural Exanthema (SDRIFE): relato de caso
Resumos
Justificativa: SDRIFE é uma farmacodermia causada pela sensibilização sistêmica a fármacos. O objetivo é relatar um caso como diagnóstico diferencial das reações graves a medicamentos (RGAM).
Relato de caso: Masculino, 54 anos, relata que em março/22 surgiram pápulas eritematosas pruriginosas em linhas axilares médias, progredindo para hipogástrio, região escapular, inguinal, lombar, fossas cubitais, nádegas e raiz de membros inferiores. As lesões tornaram-se vinhosas, com posterior surgimento de vesículas com base eritematosa, prurido intenso e ardência. Vinha em uso de olmesartana e amitriptilina, com uso frequente de diclofenaco+paracetamol+carisoprodol, possivelmente utilizado na semana anterior ao início do quadro. No segundo dia de evolução iniciou prednisona, loratadina, albendazol e ivermectina. Sem melhora, no sexto dia, foram prescritos valaciclovir e hidroxizina. Dois dias depois foi avaliado com piora do quadro, acompanhado de febricula e mal-estar. Foi internado e realizada biópsia cutânea. Exames normais exceto por PCR; 202,1mg/L e hemograma com 13300 leucócitos (78,6% segmentados, 10,6% linfócitos). Realizado diagnóstico presuntivo de SDRIFE e iniciado prednisona 1.5mg/Kg/dia com redução em 4 semanas. Evolução com melhora rápida e alta no quinto dia de internação. Biópsia cutânea evidenciou dermatite perivascular e intersticial com intenso edema subepidérmico e intensa eosinofilia tissular. Olmesartana e amitriptilina foram reintroduzidas sem reações. Teste de contato com diclofenaco foi negativo.
Discussão: SDRIFE é uma doença rara e deve ser considerada no diagnóstico diferencial das RGAM. No caso relatado as lesões são compatíveis com a descrição dos critérios diagnósticos: eritema nitidamente demarcado na região glútea e/ou eritema em forma de “V” na região inguinal/genital. Outros critérios são: a exposição sistêmica a medicamento sem exposição de contato, envolvimento de pelo menos uma flexura, simetria e ausência de sinais e sintomas sistêmicos.
Área
» Hipersensibilidade a medicamentos
Autores
Gabriela Andrade Coelho Dias, Cinthia Dinis da Costa, Sergio D. Dortas Junior, Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira