Dados do Trabalho
Título
Frequência e gravidade da COVID-19 nos pacientes com asma
Resumo
A. Justificativa: Vários estudos na literatura mostraram que a frequência de COVID-19 nos pacientes com asma foi mais baixa ou menos grave do que a observada na população geral. O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência e a gravidade de COVID-19 nos pacientes asmáticos acompanhados em um ambulatório terciário.
B. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo, no qual foram avaliados prontuários eletrônicos de pacientes asmáticos acompanhados em um centro terciário de Alergia e Imunologia. Foram incluídos pacientes adultos durante o período de março de 2020 a fevereiro de 2022. Foram avaliados os dados demográficos, a frequência de COVID-19 e sua evolução, e a frequência da vacinação.
C. Resultados: Foram avaliados 153 pacientes, dentre eles 79% do sexo feminino, com média de idade de 56,2 anos e de tempo de doença de 35,4 anos. Todos receberam a primeira dose da vacina contra covid-19, e destes, 85% receberam a segunda dose. Nesse período, 40 pacientes (26,1%) foram diagnosticados com covid-19, a média de idade foi de 53,5 anos. Foram acometidos principalmente no período de outubro de 2020 a junho de 2021 (72,3%). Destes, cinco pacientes (12,5%) necessitaram de internação com uso de oxigênio suplementar, 100% destes não haviam recebido nenhuma dose da vacina no momento do diagnóstico. Dos quarenta pacientes que tiveram COVID-19, seis pacientes (15%) receberam a CoronaVac, 27 (67,5%) Astrazeneca, 5 (12,5%) Pfizer. Dois pacientes foram vacinados mas sem identificação da vacina e nenhum recebeu Jansen. Em relação ao controle de asma, através do ACT, nove pacientes relataram piora entre consultas pré e pós-covid-19, entretanto a média de ACT não apresentou variação significante (20,83 pré-covid-19 e 19,76 pós-covid-19).
D. Conclusão: Nosso estudo observou que a frequência de COVID-19 foi semelhante à da população geral na cidade de São Paulo, porém, embora estes pacientes acompanhassem em um centro terciário, nenhum necessitou de internação em UTI ou foi intubado.
Área
» Asma
Autores
Natalia Trabachin Cavallini Menechino, Larissa Nathalia Macêdo Nóbrega Lopes, Jorge Kalil, Pedro Giavina-Bianchi, Rosana Câmara Agondi