XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Prevalência e fatores associados da sensibilidade à metilisotiazolinona em amostra brasileira

Resumo

Justificativa: Metilisotiazolinona (MI) é um conservante muito usado em cosméticos e produtos de uso doméstico e industrial, responsável por epidemia de alergia no mundo. Pouco se sabe da prevalência de sensibilidade a esta substância isolada no Brasil porque ela não está presente na bateria nacional. Objetivou-se avaliar a prevalência e os fatores associados da sensibilidade à MI em indivíduos com suspeita de dermatite alérgica de contato (DAC).
Métodos: Estudo transversal com testes de contato, incluindo MI a 0,2% em 286 pacientes com suspeita de DAC, de um centro de referência em Brasília/DF, entre março/2020 e novembro/2021. Os testes foram realizados conforme o protocolo do International Contact Dermatitis Research Group. Foi calculada a prevalência de sensibilidade à MI e realizou-se análise de regressão logística multivariada com cálculo das razões de odds e intervalos de confiança de 95%.
Resultados: Foram diagnosticados com DAC e sensíveis à MI 13,6% dos participantes. A média de idade foi de 43,7 anos, sendo a maioria mulheres (72%). O tempo de duração da doença foi em média de 60 meses. A localização mais comum foram as mãos (76,9%) seguido pelos membros superiores (33,3%). Constatou-se história familiar de atopia em 53,8% e história pessoal de alergia em 46% entre os sensibilizados. Em 97,4%, alergia à MI foi considerado de relevância atual. No modelo multivariado ser doméstica/do lar aumentou em 4,2 a chance de apresentar sensibilidade à MI (IC 95%= 1,36 - 13,5). Apresentar lesões em diversos locais do corpo também se associou significativamente (OR= 2,84; IC 95%= 1,17 - 6,86).
Conclusões: Os achados confirmam a epidemia de alergia a MI. Reforçam a necessidade da inclusão desta substância isolada na bateria padrão brasileira. Ressaltamos a necessidade de regulamentações sobre o uso de MI em produtos industriais e detergentes domésticos, assim como é realizado para cosméticos. Estudos em outros centros são necessários para confirmação destes resultados.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Paulo Eduardo Silva Belluco, Maurício Domingues Ferreira, Marcela Maria Birolim, Rosana Zabulon Feijó Belluco, Fabíola da Silva Maciel Azevedo, Jose Carlos Mori, Jullia Eduarda Feijó Belluco, Belkiss Taine dos Reis Brocos Auad, Dheybson Markes Batista de Sousa, Carmelia Matos Santiago Reis