XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Pustulose exantemática generalizada aguda relacionado a pseudoefedrina

Resumo


Justificativa:
A pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) é uma dermatose rara, aguda, caracterizada pelo desenvolvimento de numerosas pústulas estéreis não foliculares em um fundo eritema edematoso, associado a febre e leucocitose, com progressão para descamação cutânea superficial, associada a hipersensibilidade à droga e infecções virais na maioria dos casos.

Relato de caso:
Paciente do sexo feminino, 43 anos, iniciou quadro de lesões tipo micropápulas avermelhadas em tronco e membros, que foram confluindo e aumentando a hiperemia, evoluindo com presença de pústulas em diversas regiões de tronco e membros, associada com aumento da temperatura da pele, hiperestesia, sensação de queimor e dor muscular intensa. Cerca de 24 horas antes do início do quadro refere o uso de medicação multicomposta (dexclorfeniramina, pseudoefedrina, guaifenesina) para resfriado comum. Referia ainda historia previa de cerca de 5 anos atrás ter apresentado reação de vermelhidão e descamação após 3 semanas iniciada uso de loratadina com pseudoefedrina. Laboratorialmente apresentou neutrofilia, elevação da proteína C reativa (111,4mg/L), VHS (62mm), d-Dimero (1885ng/ml), CPK (181U/L), TGO (156U/L) e TGP (451U/L). Prescrito corticoide tópico local. Apresentou persistência da hiperemia por cerca de 10 dias, evoluindo com ressecamento importante da pele e descamação na maior parte do corpo, especialmente em membros. A dor muscular foi reduzindo progressivamente durando em torno de 7 dias. Após 21 dias houve a normalização dos marcadores inflamatórios.

Discussão:
A PEGA é uma doença rara, de evolução benigna na maioria dos casos, frequentemente relacionada a medicações por um mecanismo de hipersensibilidade tardia do tipo IVD, de inicio precoce entre 1 e 3 dias após o inicio do medicamento. A revisão de literatura revelou relatos de casos de PEGA associado a pseudoefedrina, similar a esse relato.

Área

» Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Fabiane Munir Alves, Gesmar Rodrigues Silva Segundo, Ana Carolina Ramos de Napolis, Renata Baldo Guimarães, Marina Fernandes Almeida Cheik