XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS DOENÇAS ASSOCIADAS A URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA DE DIFÍCIL CONTROLE

Resumo

A. Justificativa: O objetivo deste estudo é analisar as doenças que acometem pacientes com Urticária Crônica Espontânea (UCE) de difícil controle, sob a hipótese de interferência da UCE na manifestação de outras patologias.
B. Métodos: Constitui-se de um estudo observacional transversal do tipo série de casos, com população de 34 pacientes com UCE, que necessitaram de tratamento com terceira linha terapêutica, de um hospital privado.
C. Resultados: Dos 34 pacientes analisados, 22 (64,7%) apresentaram alguma doença associada à UCE. Desses, 11 (50%) possuem mais de uma doença associada, dessa maneira, a soma das porcentagens excede 100%. As doenças mais prevalentes foram depressão (38,2%) e hipotireoidismo (17,8%), seguidas de hipertensão e dislipidemias (14,7%). Foi observado que, houve um predomínio do sexo feminino em relação ao masculino na maioria delas, exceto em doenças cardiovasculares que os números se igualaram.
D. Conclusões: Os pacientes com UCE possuem sua qualidade de vida prejudicada devido a imprevisibilidade e cronicidade dos surtos e ao comprometimento da imagem corporal, ocasionados principalmente pelo prurido e pelo angioedema, afetando as atividades diárias e a qualidade do sono. Além disso, os pacientes pesquisados não responderam as primeiras linhas de tratamento, o que impacta ainda mais no bem-estar e pode explicar as porcentagens altas de depressão. Foi possível constatar também vários pacientes com hipotireoidismo, decorrente da autoimunidade associada com anticorpos anti tireoidianos. Ao ocorrer o encontro da imunoglobulina E com as proteínas da tireoide na superfície do mastócito na pele, este será ativado e irá liberar histamina, resultando em uma coexistência da doença com a UCE. A associação de diferentes doenças também leva o paciente a polimedicação, trazendo a necessidade de um cuidado maior devido às interações que podem resultar.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Laura Maria Girardello, Natascha Rubas Colpani, Leda Neves Almeida Sandrin