Dados do Trabalho
Título
Anamnese Ambiental e seu impacto na prevenção de doenças alérgicas/respiratórias.
Resumo
Antecedentes: A biodiversidade e as exposições ambientais globais representam uma séria ameaça à saúde infantil, principalmente a alérgica e respiratória, merecendo investigação e ação.
Objetivo: Avaliar a saúde ambiental de uma amostra de crianças residentes em áreas urbanas e rurais do Município de Uruguaiana (Brasil).
Método: Os pais (n=714) de crianças atendidas no Serviço de Pediatria (janeiro a outubro de 2021) responderam ao questionário de Anamnese Ambiental em Pediatria (SBP). Os dados foram analisados conforme residiam em áreas urbanas ou rurais.
Resultados: Comparando os moradores da zona urbana (n=660) com os da zona rural (n=54), as exposições foram significativamente maiores na zona rural: atividade com produtos químicos (15% vs 32,7%; p:0,004), casa próxima à plantação (7,5% vs 74,5%; p:<0,001), casa com fonte de contaminação (4,8% vs 32,7%; p:<0,001), ter cachorro (62% vs 87,3%; p:<0,001) , uso de agrotóxicos na lavoura (0,6% vs 32,7%; p:<0,001), exposição a contaminação química (2,6% vs 18,2%; p:<0,001). Entre os moradores da área urbana, prevaleceu a exposição ao tráfego de veículos próximo à residência (85% vs 48,1%; p<0,001). Cerca de um terço dos pais tinha ensino fundamental completo, 90% tinham renda média inferior a 3 salários mínimos e 32% recebiam Bolsa Família.
Conclusões: A Anamnese Ambiental possibilitou identificar as exposições desfavoráveis a que foram submetidas crianças e adolescentes, e que podem representar sérias ameaças para o desenvolvimento de doenças alérgicas e respiratórias no futuro. Essas ameaças são maiores em populações de baixa renda e comunidades marginalizadas.
Palavras-chave: saúde ambiental, crianças, adolescentes, alergias, doenças respiratórias.
Área
» Outros
Autores
MARILYN URRUTIA-PEREIRA, LUCAS PITREZ MOCELIN, CARLOS AUGUSTO MELLO DA SILVA, PAULO OLIVEIRA LIMA, LAIZA MARQUES BAIDA, CAROLINA MENEZES NUNES, ANNA CECILIA PERRETTO de Souza, LIDIA SANTOS PATROCINIO, HERBERTO JOSE CHONG NETO, DIRCEU SOLÉ