XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de anafilaxia em crianças e adolescentes asmáticos

Resumo

Introdução: A anafilaxia é uma reação grave, de início súbito, evolução rápida que pode ser fatal. Dados relacionados à prevalência na infância e adolescência ainda são escassos na nossa população.
Objetivo: Avaliar a prevalência de anafilaxia em Centro de Referência de Asma.
Materiais e Métodos: Revisão de 162 prontuários de crianças e adolescentes asmáticos no período de junho a dezembro de 2021. Foram analisados os seguintes dados: idade, sexo, comorbidades, história pessoal e familiar de atopia, manifestações clínicas, tempo entre a exposição e a reação, fatores desencadeantes, ambiente onde ocorreu, tratamento, dosagem de IgE total e IgE específica.
Resultados: Do total de 162 pacientes (12 meses a 17 anos), três (1,8%) apresentaram anafilaxia, todos do gênero masculino, idade média de 6,3 anos. Todos tinham rinite e asma e apenas um, história familiar de atopia. Durante o episódio de anafilaxia, os três apresentaram urticária, sintomas nasais e broncoespasmo. Dois apresentaram vômitos e irritabilidade e um, hipotensão associada. Os sintomas iniciaram nos primeiros trinta minutos após a exposição ao alérgeno. Um apresentou reação desencadeada pelo leite de vaca e ovo, outro apresentou apenas quando exposto ao leite de vaca e o último ao veneno de formiga. Todos apresentaram sintomas em ambiente doméstico e foram medicados com anti-histamínicos, corticoesteróides e adrenalina na emergência. Os médicos que prestaram o atendimento encaminharam os pacientes para o especialista. Os três pacientes apresentaram elevação da IgE total e das IgE específicas: um para leite de vaca, beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, caseína, clara e gema de ovo. A outra criança, para leite de vaca e caseína e o terceiro para veneno de formiga.
Conclusão: A prevalência de anafilaxia foi de 1,8% na população estudada. Alimentos e veneno de inseto foram os desencadeantes mais comuns. A pele e o sistema respiratório foram os órgãos mais acometidos.

Área

» Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Priscilla Filippo A. M. Santos, Davisson Tavares, Maria Caroline Lopes Roque, Cristiane Gonçalves, Claudia Nogueira