Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM EPILEPSIA ATENDIDOS EM EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA REGIONAL

Resumo

Introdução: A epilepsia consiste na segunda doença neurológica mais impactante em todo o mundo, em termos de anos de vida ajustados por incapacidade, sendo frequentemente associada a comorbidades psiquiátricas, estigma e altos custos econômicos. É fato essa associação frequente entre epilepsia e transtornos mentais, no entanto, costumam ser subdiagnosticadas e subtratadas em pacientes com epilepsia, o que reduz ainda mais a qualidade de vida desta população e aumenta a procura por atendimento em emergência psiquiátrica.

Objetivo Diante da relevância comórbida entre epilepsia e transtornos mentais, o presente trabalho tem como objetivo identificar as principais doenças psiquiátricas associadas aos pacientes com epilepsia atendidos na emergência de um hospital psiquiátrico entre 2018 e agosto de 2021. Além de investigar fatores clínicos e epidemiológicos associados.

Métodos: Foram incluídos na pesquisa todos os pacientes com diagnóstico de epilepsia (G40), segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), que passaram por atendimento na emergência psiquiátrica regional do Hospital Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes (HABM), São José do Rio Preto, São Paulo, no período descrito. Foram coletados dados epidemiológicos (idade, gênero, procedência, escolaridade, estado civil) e clínicos (comorbidades psiquiátricas, tratamento medicamentoso, conduta médica, encaminhamento e acompanhamento médico prévio). Por meio de um formulário padronizado no Google Forms, as informações coletadas foram armazenadas em um banco de dados para análise estatística.

Resultados No período descrito, foram realizados aproximadamente 10 mil atendimentos na emergência psiquiátrica do HABM sendo apenas 162 atendimentos com o cid G40. 65,4% dos pacientes atendidos com esse cid eram do sexo masculino, 62,5% solteiros e a média de idade no intervalo entre 42 e 49 anos de idade. 77,8% dos atendimentos apontavam comorbidades psiquiátricas sendo o cid F06 Outros transtornos mentais devido a lesão, disfunção cerebral ou doença física mais prevalente (32,1%). Sendo que apenas 37% dos pacientes com epilepsia e transtornos psiquiátricos realizavam acompanhamento com o psiquiatra. Em 31% dos atendimentos, os pacientes faziam uso de 4 ou mais psicotrópicos concomitantes sendo os anticonvulsivantes a classe mais prescrita (87%). Como desfecho clínico, em 37% dos casos foi mantido o tratamento porém em 25,3%, os pacientes foram encaminhados à internação psiquiátrica.

Conclusão A ocorrência concomitante de transtornos psiquiátricos e epilepsia apresenta expressiva relevância. Porém, é sabido que o diagnóstico de transtornos psiquiátricos em pacientes epiléticos é por vezes tardio, mal conduzido ou até mesmo subdiagnosticado. Para tanto, conhecer o perfil do paciente com epilepsia permite identificar os fatores associados à concomitância de transtornos psiquiátricos e traçar um plano terapêutico mais eficaz.

Área

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS

Autores

Gerardo Maria de Araujo-Filho, Fernanda Menezes de Faria, Bruna Tarifa, Bruno Soleman Maritan, Leonardo Ferreira Antônio, Mayra F Ricci, Giselle Favaretto

Adicione ao seu calendário:

AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo