Dados do Trabalho


Título

Estimulação Cerebral Profunda do Núcleo Anterior do Tálamo atenua o kindling induzido por PTZ com concomitante redução da expressão de Adenosina quinase em ratos

Resumo

Introdução: A Estimulação Cerebral Profunda (DBS, do inglês Deep Brain Stimulation) do Núcleo Anterior do Tálamo (ANT, do inglês Anterior Nucleus of Thalamus) é uma terapia emergente para a obtenção do controle das crises em pacientes com epilepsia refratária, apesar de seus mecanismos ainda não terem sido completamente elucidados.

Objetivo: Testamos a hipótese de que DBS-ANT pode interferir com o processo de kindling usando 3 grupos experimentais: PTZ, DBS-ON e DBS-OFF.

Métodos: 79 ratos machos foram usados em dois experimentos e submetidos ao kindling por pentilenotetrazol (PTZ, 30 mg/kg i.p.), aplicado 3 vezes por semana e totalizando 18 dias de kindling (DK). Esses animais foram divididos em três grupos: PTZ (n = 26), DBS-ON (n = 28) e DBS-OFF (n = 25). DBS-ANT (130 Hz, 90 μs, e 200 μA) foi realizado em conjunto com as aplicações de PTZ, enquanto ECP-OFF, apesar de possuir eletrodos, nunca foi estimulado. Após DK 18, os animais do primeiro experimento, juntamente a um grupo naïve (n = 11), foram sacrificados para extração de tecido cerebral visando analisar a expressão de Adenosina quinase (ADK) Para observar um possível efeito a longo prazo da estimulação em ANT, os animais do segundo experimento passaram por um período de washout de 1 semana após DK 18, sem estimulação ou aplicação de PTZ, recebendo depois uma aplicação desafio de PTZ.

Resultados: DBS-ANT atenuou de maneira significativa a progressão do kindling no grupo DBS-ON, que desenvolveu escore de crise (SS) de 2,4 no DK 13, enquanto SS equivalentes foram encontrados nos grupos DBS-OFF e PTZ em DK 5 e 6, respectivamente. A incidência de animais que apresentaram crises generalizadas 3 dias consecutivos foi de 94%, 74% e 21% nos grupos PTZ, DBS-OFF e DBS-ON, respectivamente. Crises causadas pela aplicação desafio de PTZ uma semana pós-washout revelou uma duradoura supressão do SS no grupo DBS-ON (2.7 ± 0.2) comparado aos SS do grupo PTZ (4.5 ± 0.1) e DBS-OFF (4.3 ± 0.1) (P = 0.0001). Enquanto DBS-ANT protegeu células hipocampais, a expressão de ADK estava reduzida em DBS-ON comparado a ambos grupos PTZ (P < 0.01) e naïve (P < 0.01).

Conclusão: Nosso estudo demonstra que DBS-ANT interfere com o processo de kindling e que a redução da atividade epiléptica foi mantida após um período livre de estimulações de uma semana. Nossos achados sugerem que DBS-ANT pode ter efeitos terapêuticos adicionais para atenuar a progressão das crises na epilepsia.

Área

PESQUISA BÁSICA EM EPILEPSIA

Autores

Christiane Gimenes, Maria Luiza Motta Pollo, Eduardo Diaz, Eric Hargreaves, Detlev Boison, Luciene Covolan

Adicione ao seu calendário:

AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo