Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADO (TAG) PARA A REMISÃO DE CRISES NA EPILEPSIA MIOCLÔNICA JUVENIL (EMJ): UM RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Introdução: As crises epilépticas representam um evento agudo e transitório onde ocorre uma descarga neuronal excessiva, anômala e síncrona. As manifestações apresentam um grande espectro, a depender da localização e da extensão do processo. A epilepsia mioclônica juvenil (EMJ) é um tipo de epilepsia generalizada, na qual o início dos sintomas varia entre os 9 aos 27 anos e tem como principais fatores desencadeantes a privação de sono, estresse, ansiedade, entre outros. O diagnóstico de epilepsia é realizado com base na história clínica. O tratamento é com anticonvulsivantes, além de controle de fatores desencadeantes.

Discussão

Descrição do caso: Paciente LCR, 25 anos de idade, sexo masculino, solteiro, estudante, com história de diagnóstico prévio de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) há 10 anos. Em maio de 2020, apresentou o primeiro quadro de crise convulsiva, a partir daí as mesmas tornaram-se mais frequentes. Logo, o paciente decidiu procurar atendimento especializado em hospital de referência. Dessa forma, foram associados outros anticonvulsivantes ao tratamento além de encaminhamento ao psiquiatra para ajustar medicações para TAG. Após controle de possíveis fatores desencadeantes das crises, o paciente obteve boa resposta ao tratamento com regressão das crises.

Comentários finais

Conclusão: Esse relato tem por finalidade apresentar um quadro de EMJ, onde a ocorrência das crises estava intimamente ligada ao TAG.

Área

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS

Autores

LUAN ROSA CARVALHO

Adicione ao seu calendário:

AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo