Dados do Trabalho


Título

Vilão invisível: alta percepção de estresse, seus fatores associados e possíveis consequências em uma pesquisa de base populacional no sul do Brasil

Introdução

O estresse pode ser compreendido como um padrão de resposta às demandas que provoquem percepção de perigo. Embora os processos de alterações fisiológicas e comportamentais sejam adaptativos, o impacto possui grande variabilidade, enquanto a maioria responde de forma funcional, alguns podem desenvolver psicopatologias com etiologia relacionada ao estresse.

Objetivo

Mensurar os níveis de estresse, bem como identificar os fatores associados ao alto nível de estresse e investigar possíveis consequências sobre a saúde.

Método

Estudo transversal de base populacional, realizado com adultos em um município do Sul do Brasil. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética. A estratégia de amostragem foi realizada em duas etapas com base nos setores censitários. O nível de estresse foi medido por meio da Escala de Estresse Percebido (PSS-14). Foi realizada uma análise descritiva das características da amostra. Após essa etapa, foi realizada uma análise bivariada para calcular a proporção de indivíduos altamente estressados. Em seguida, foi realizada uma análise multivariada por meio de regressão de Poisson com ajuste robusto de variância para identificar os fatores associados a um alto nível de estresse ou as consequências de um alto nível de estresse. O impacto do alto nível de estresse em cada resultado foi avaliado por fração etiológica.

Resultados

Indivíduos do sexo feminino, mais jovens e com menor escolaridade apresentaram maior probabilidade de estarem mais estressados. Os participantes que eram inativos fisicamente, assistiam mais televisão e relataram insegurança alimentar tiveram maior probabilidade de estarem mais estressados. Uma das possíveis consequências de altos níveis de estresse foi a auto avaliação de saúde regular ou ruim. Participantes mais estressados tiveram uma probabilidade 170% maior de ter uma qualidade de vida inferior, e o estresse sozinho foi responsável por 45,6% da variabilidade desse resultado. Altos níveis de estresse foram significativamente associados e explicaram 17,3% da variância na qualidade do sono ruim ou muito ruim. Indivíduos mais estressados tiveram duas e três vezes mais chances de apresentar sintomas de tristeza e depressão. Altos níveis de estresse explicaram uma alta proporção da variância nesses resultados (24,2% para tristeza e 35,8% para depressão).

Conclusão

O estresse desempenha um papel importante em vários domínios da saúde. Os níveis de estresse podem ser atenuados com foco em comportamentos de saúde.

Palavras-chave

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

SARA SILVA FERNANDES, LAURO MIRANDA DEMENECH, RENATA GOMES PAULITSCH, SAMUEL CARVALHO DUMITH