Dados do Trabalho


Título

APLICAÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA MODALIDADE REMOTA NO TRANSTORNO DE ESPECTRO DE AUTISMO - TEA

Apresentação do caso

O Projeto Uma Sinfonia Diferente tem como objetivos de auxiliar no desenvolvimento e socialização de pessoas com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA), através de intervenções musicoterapêuticas. As sessões semanais iniciam em pequenos grupos, sendo cada participante acompanhado/a de pessoa voluntária, objetivando ao final culminar com uma apresentação pública com todo grupo. A segunda edição no sul do Brasil, no ano de 2020 teve seu início no mês de junho, sendo sua aplicação na modalidade online devido ao distanciamento imposto pela Pandemia do Covid-19, e nesta situação as sessões requisitavam do acompanhamento e a participação de responsável no caso de participante com quadro de TEA mais restritivo.

Discussão

Ao final do projeto na versão remota, até então inédita, se constituiu de importância realizar um estudo para investigar e avaliar se as intervenções contribuíram para amenizar sintomas de ansiedade e no restabelecimento da rotina de participantes, em confinamento devido a pandemia. Através de protocolo autorizado pelo CEP da Faculdades EST, de São Leopoldo, RS, a pesquisa qualitativa foi realizada através da aplicação de questionário à 8 responsáveis de uma amostra 8 selecionados, todos do sexo masculino de um total de 34 participantes com TEA. Neste estudo, responderam ao questionário 6 responsáveis da amostra de 8 participantes selecionados. Nas respostas obtidas com relação aos objetivos traçados, tanto com relação à ansiedade quanto à organização de atividades básicas foi considerado que por 66,7% que o projeto contribuiu um pouco. Destaca-se como relevante o fato de que foi considerado pela totalidade das respostas que as intervenções musicoterapêuticas online não produziram estresse e contribuíram para potencializar o relacionamento entre participante e responsável, sendo que estes também se beneficiaram das propostas desenvolvidas. Foi informado também que as sessões contribuíram para os participantes ficarem mais calmos na seguinte proporção: 33,3% sim, 16,7%, um pouco e 50%, muito.

Comentários finais

Neste estudo, há que ser considerado a singularidade dos participantes avaliados, alguns apresentando graus mais severos e outros mais leves de TEA. Destaca-se ainda que intervenções remotas podem apresentar problemas, como distorções do som, ruídos, dificuldades de conexão, e ainda assim o projeto se configurou como positivo pelo o fato de se caracterizar como a única atividade ao longo da pandemia para a totalidade dos participantes da pesquisa.

Palavras-Chave

Autismo. Musicoterapia. Sinfonia Diferente

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

MARYLÉA ELIZABETH VARGAS, GRAZIELA PIRES DA SILVA