Dados do Trabalho


Título

VOCABULÁRIO+CUBOS FORNECEM UM QI ESTIMADO ADEQUADO PARA SÍNDROME DE TURNER?

Introdução

Na síndrome de Turner há uma ausência parcial ou total de um dos cromossomos X, o que provoca como sintomatologia cognitiva específica, deficiências a nível da memória de trabalho, relacionadas à dificuldades nas habilidades visuoespaciais, além de déficits em execuções visuoconstrutivas. O estudo sobre comprometimentos visuoespaciais na síndrome de Turner permite supor que testes que exigem muito dessa habilidade para serem realizados, assim como os testes de inteligência baseados em um paradigma matricial, talvez não seja a melhor opção para avaliar de forma rápida o nível intelectual de neste caso. Uma opção seria a aplicação de uma forma abreviada das escalas Wechsler, sendo que uma das combinações mais utilizadas é a composta pelos subtestes Cubos e Vocabulário, mas seria esta combinação a mais preditiva do nível intelectual de mulheres com Turner?

Objetivo

O objetivo deste estudo é investigar se o QI estimado obtido através da combinação dos subtestes Cubos e Vocabulário das Escalas Wechsler (WISC-III e WAIS III) é o que mais se aproxima do QI obtido através da administração da Escala completa. Para isto o QI total no WISC-III e WAIS-III de 30 mulheres com síndrome de Turner com idades entre 7 e 27 anos foram corelacionados com diferentes combinações de dois subtestes da mesma escala.

Método

Optou-se por excluir das análises todos subtestes da terceira edição que ficaram fora do WISC-IV, neste caso o subteste Armar Objetos. O método estatístico utilizado para a satisfação do objetivo prévio foram realizadas correlações de Pearson entre os QI's estimados e os QI's totais dos sujeitos.

Resultados

Como os desempenhos utlizados em ambos os escores eram proveniente da mesma a mostra as corelações obtidas foram altas para todas as combinações de subtestes em relação ao QI total, a maioria próxima de 0,90. A forma abreviada a fornecer um QI estimado mais próximo do QI total foi a combinação dos subtestes Semelhanças e Completar Figuras que apresentou uma correlação de 0,94. No entanto o QI estimado proveniente da combinação Cubos e Vocabulários apresentou uma correlação de apenas 0,80 com o QI total, bem abaixo do observado em outras combinações.

Conclusão

Os resultados obtidos neste estudo sugerem que o uso da combinação de subtestes Cubos e Vocabulário não seria a melhor forma de obter o QI estimado de pessoas com Síndrome de Turner, sendo a combinação dos subtestes Semelhanças e Completar figuras uma melhor opção.

Palavras-chave

Síndrome de Turner, QI estimado, Escalas Wechsler

Área

Neuropsicologia

Autores

RAFAEL NUNES SANTOS, MARIA ISABEL CLARO DA SILVA, GIULIA MOREIRA PAIVA, VITOR GERALDI HAASE