Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO DESEMPENHO GLOBAL APÓS NEUROREABILITAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DISPRAXIA: RELATO DE CASO

Apresentação do caso

A Dispraxia é uma disfuncão motora neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos corretamente, gerando uma falta de organização do movimento e as áreas que sofrem mais alterações são as do esquema corporal e a orientação temporo-espacial. Este caso trata-se de uma paciente do sexo feminino, de nove anos de idade com Dispraxia que foi encaminhada para a reabilitação visual devido a dificuldades na escola e por apresentar quadro sistêmico sintomático de descompensação de heterotropias intermitente. Apresentava o diagnóstico há dois anos realizado pelo pediatra, baseado na pobre propriocepção, inabilidade de integração bilateral e baixa percepção visual. Um exame visual completo foi realizado, onde se evidenciou somente alterações do âmbito ortóptico.

Discussão

O programa de terapia visual (TV) foi prescrito e planejado para ser realizado diariamente em casa e semanalmente no consultório sob supervisão. Associado a TV a menor realizava acompanhamento com um fisioterapeuta que a estimulava em prol da sua integração sensorial e testes de coordenação práxica. Após a realização de 12 semanas de TV, a paciente apresentou aumento nas suas reservas funcionais, facilidade acomodativa, controle oculomotor adequado e melhora dos movimentos sacádicos de perseguição. A velocidade de leitura foi melhorada consideravelmente no período, o que no contexto geral melhorou muito a qualidade e a quantidade da percepção visual.

Comentários finais

Este estudo demonstra que a ação da TV atuando concomitantemente com a integração sensorial é uma solução eficiente para as crianças diagnosticadas com dispraxia, pois a TV melhora nestes pacientes suas capacidades de motilidade ocular, disfunções acomodativas, dificuldades de leitura e desempenho nos esportes.

Palavras-Chave

Dispraxia; reabilitação visual; integração sensorial

Área

Reabilitação Neurofuncional

Autores

MÁRCIA REGINA PINEZ MENDES, FABRICIO VIEIRA CAVALCANTE