Dados do Trabalho


Título

POLIMORFISMO rs686 DO GENE DRD1 E ANSIEDADE NA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR DO BRASIL

Introdução

A ansiedade matemática (AM) é caracterizada por uma reação fóbica às atividades matemáticas, interferindo potencialmente no desempenho em matemática. A AM é explicada pela interação entre fatores genéticos e ambientais, apresentando maior frequência em crianças do sexo feminino. O componente genético deste tipo de ansiedade tem sido pouco investigado. Em um estudo prévio, do nosso grupo, descrevemos a associação do polimorfismo Val158Met no gene COMT com a AM em crianças em idade escolar da população de Belo Horizonte. Este gene codifica a enzima catecol-O-metiltransferase (COMT), principal responsável pela degradação da dopamina no córtex pré-frontal. Identificamos que as meninas homozigotas, com o genótipo Met/Met apresentavam maior ansiedade matemática, independente da performance nos testes de desempenho escolar. Já os meninos com o genótipo Val/Val, apresentavam menos ansiedade matemática, apesar do desempenho menor. No presente estudo, descrevemos a investigação inicial da contribuição do receptor dopaminérgico 1 (DRD1) para AM. O DRD1 é o principal alvo da dopamina no córtex pré-frontal, além de ser o mais abundante receptor dopaminérgico. O polimorfismo rs686 no DRD1, apresenta dois alelos, G e A, sendo que o receptor DRD1 com o alelo G se associa a uma diminuição da expressão do gene.

Objetivo

Este é um estudo de base populacional, onde investigamos a associação do polimorfismo rs686 do DRD1 com a AM em crianças em idade escolar.

Método

A amostra foi composta por 2.975 crianças. Foram realizados teste de desempenho escolar (TDE), inteligência, memória de trabalho, entre outros. A AM foi avaliada usando-se o questionário de ansiedade matemática (MAQ). A genotipagem foi realizada usando-se High Resolution Melt (HRM). Foram genotipadas 289 crianças (117 meninos) matriculadas entre a 2ª e 4ª série (3º a 5º ano) do ensino fundamental. O efeito do polimorfismo foi avaliado usando-se os modelos genotípicos (aditivo, A-dominante, G-dominante e heterose).

Resultados

Diferenças significativas entre as médias das MAQs não foram observadas, embora alguns modelos aproximem da significância.

Conclusão

Sugerindo que seja necessário aumentar o número de indivíduos genotipados.

Palavras-chave

DRD1, Ansiedade matemática, rs686

Área

Genética

Autores

CAROLINA CASTRO ANDRADE JORGE, ANDRÉ HENRIQUE BARBOSA CARVALHO, GIULIA MOREIRA PAIVA, VITOR GERALDI HAASE, MARIA RAQUEL SANTOS CARVALHO