Dados do Trabalho


Título

Percepção dos terapeutas sobre os atendimentos em psicoterapia por videoconferência

Introdução

A psicoterapia on-line, que vinha ganhando atenção no campo da investigação científica, tornou-se um recurso indispensável para adaptação ao contexto de distanciamento social durante a pandemia do COVID-19. O momento atual é útil para compreendermos os aspectos positivos e negativos envolvidos nas práticas psicoterápicas on-line, bem como as adaptações necessárias, novas técnicas e conhecimentos que possam surgir dessa experiência.

Objetivo

Objetivou-se realizar um estudo exploratório acerca da percepção dos terapeutas sobre os atendimentos de psicoterapia por videoconferência, avaliar as dificuldades encontradas na adaptação da técnica no modo on-line, a confiança do terapeuta em sua competência profissional e a intenção de continuidade do uso dessa modalidade terapêutica.

Método

Corte transversal de delineamento quali-quantitativo, utilizando como instrumentos questionários avaliando dados sociodemográficos, questões vinculadas à prática profissional por intermédio dos dispositivos eletrônicos e o The Professional Self-Doubt Scale. Amostragem em bola de neve. Foi feita análise estatística exploratória e inferencial das variáveis quantitativas. O estudo qualitativo foi realizado por meio de grupos focais, com análise categorial do material coletado.

Resultados

A amostra final foi de 563 participantes, dentre os quais 15 compuseram os grupos focais. Os profissionais com menos tempo de formado, mais jovens e os profissionais não psicólogos ou psiquiatras sentem-se mais inseguros. Após a experiência, a maior parte relata uma impressão positiva da terapia on-line e afirma interesse na continuidade do uso, apesar das dificuldades encontradas. Quanto aos maiores obstáculos para os pacientes aderirem, 53,7% referiram as interrupções da conexão; 22,7% a falta de proximidade e 14% a dificuldade de local privativo para consulta. Os pacientes com maior dificuldade para adaptação à terapia on-line foram aqueles com presença de deficiência intelectual, ideação suicida, vulnerabilidade socioeconômica ou em extremos de idade.

Conclusão

Concluiu-se que a psicoterapia por videoconferência é possível e traz benefícios importantes. A maior acessibilidade propiciada pela psicoterapia on-line foi a vantagem mais amplamente citada. As dificuldades com os recursos tecnológicos interferem na adesão e percepção da qualidade da terapia. Há necessidade de fazer adaptações e desenvolver novas técnicas de trabalho, assim como enfatizar regras e estabelecer novos contratos com os pacientes.

Palavras-chave

psicoterapia, videoconferência, on-line

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

GIOVANA MOSCATO, TATIANA GOTTLIEB LERMAN, MARIA INES QUINTANA, FERNANDA GONÇALVES MOREIRA