Dados do Trabalho


Título

A POSTUROLOGIA E O PAPEL DO CAPTOR OCULAR

Introdução

No desenvolvimento e crescimento do ser humano a cabeça é que determina a posição do corpo, sendo uma resposta ao alinhamento da cabeça em relação aos três planos de orientação primários: bipupilar, óptico (perpendicular ao canal semicircular) e oclusal que devem estar paralelos entre si para assegurar a estabilidade postural do crânio, Simões (1996). O sistema visual possui estreira ligação com o controle postural visto que no sistema visual, a retina é sensibilizada por ondas eletromagnéticas visíveis, transmitidas ao córtex visual, localizado na região occipital determinando modificações no tônus da postura.

Objetivo

Este trabalho científico busca elucidar por meio da literatura sobre Posturologia Geral, os mecanismos visuais que podem estar alterados em consonância aos principais captores corporais; com ênfase no captor ocular e sua solução ortóptica.

Método

Trata-se de uma revisão da literatura na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online).

Resultados

Neste estudo foi enfocado somente o captor ocular. Os distúrbios de refração que referem a exterocepção sensorial dos olhos, bem como, a dependência da visão periférica e os distúrbios de convergência e heteroforias que captam a propriocepção ligada a via visual primária e a atividade muscular extraocular, podem interferir no desequilíbrio tônico postural a partir do captor ocular. Estas alterações não se retificam sozinhas, elas promovem uma nova assimilação do esquema corporal. Os sinais oculares apresentam-se como: hiperemia, epífora, ardência, maior freqüência no piscar, fotofobia, astenopia, sonolência após esforço visual repetitivo, visão sem focalização chegando às vezes a diplopia, sensação de cabeça pesada, desconforto cérvicoescapular e peso cervical. Os estudos evidenciaram que todos os desequilíbrios direito/esquerdo dos músculos oculomotores terão como resultado evidente um desequilíbrio esquerdo/direito dos músculos do corpo apresentado básculas e rotações. Nestes casos o fator de correção do captor ocular pode ser feito através da intervenção da Reabilitação Visual, a fim de equilibrar componentes da exterocepção e propriocepção visual.

Conclusão

A posturologia permite compreender que a mínima assimetria de tensão direita/esquerda levará a disfunções posturais, mostrando o papel do olho enquanto captor e que o mesmo pode ser corrigido concomitantemente com a ajuda da Posturologia e da Reabilitação Visual.

Palavras-chave

Posturologia; Reabilitação Visual; captor ocular

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

MÁRCIA REGINA PINEZ MENDES, FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE, ALICE ZARAMELLA