Dados do Trabalho


Título

Repercussões na saúde mental e perspectiva em relação à situação acadêmica de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19

Introdução

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).  Além do  risco de contaminação, a pandemia trouxe novos desafios na área da saúde mental. Neste cenário, os discentes universitários da Universidade de Brasília (UnB) enfrentaram o isolamento social somado às incertezas em relação ao prosseguimento do período letivo e às limitações da aprendizagem  à distância.

Objetivo

Avaliar a saúde mental dos alunos da UnB durante o período de interrupção das atividades presenciais e fornecer bases teóricas para possíveis intervenções psicológicas focadas em estudantes universitários.

Método

Um questionário feito no Google Forms foi repassado, via redes sociais, a estudantes matriculados na UnB. A participação foi voluntária, de amostragem intencional e não randomizada. Obteve-se resposta de 699 discentes. O questionário contava com perguntas relacionadas à pandemia, à saúde mental e uso de substâncias psicoativas. Utilizou-se também o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) como instrumento padronizado para avaliação de sofrimento mental.

Resultados

Os dados colhidos sugeriram que em comparação com o sexo masculino, as mulheres apresentaram chance duas vezes maior de obterem um SRQ-20≥7 e indivíduos que moravam com pessoas consideradas do grupo de risco tiveram chance 2 vezes maior de possuírem SRQ-20≥ 7. Ademais, aqueles com um transtorno mental prévio apresentaram chance 3,9 vezes maior de ter um SRQ≥ 7, quando comparados com pessoas sem diagnóstico. Sobre o uso de álcool prévio (N= 458), 244 (53,2%) já consumiam e diminuíram a frequência, 122 (26,6%) relataram que já consumiam e mantiveram a frequência; e 92 (20,0%) já consumiam e aumentaram a frequência. Em relação à perspectiva acadêmica, 426 (61,0%) participantes responderam que o afastamento das atividades acadêmicas interferiu negativamente em sua saúde mental.

Conclusão

Verifica-se que o questionário trouxe informações sobre grupos mais afetados pelo sofrimento psíquico durante a pandemia, como o sexo feminino e pessoas com transtorno mental prévio. Ademais, observa-se que houve uma diminuição do uso de álcool pelos participantes durante o período estudado e também a percepção de que o afastamento das atividades na universidade interferiu negativamente sobre a saúde mental. Todas essas informações constituem bases teóricas importantes para o desenvolvimento de estratégias de intervenções psicológicas futuras.

Palavras-chave

saúde mental
pandemia
estudantes

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

BEATRIZ BEZERRA DAL SANTO, LUANA APARECIDA SOBRAL DA SILVA, LOUYSE NAYARA SILVA DE MORAIS, BEATRIZ SANTANA SÁ LIMA, PÂMELLA RODRIGUES ANDRÉ, BÁRBARA EVELLINE DA SILVA BANDEIRA, LUCAS ALVES DE BRITO OLIVEIRA