Dados do Trabalho
Título
USO DO TESTE TIMED GET UP AND GO EM PACIENTES HEMIPLÉGICOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Introdução
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma afecção do Sistema Nervoso Central (SNC) sendo reconhecido como uma das maiores causas de morbidade e mortalidade. O paciente que sofre um AVE pode apresentar postura e movimentos anormais, com isso, há um grande risco de desenvolver deformidade estrutural e limitação nas Atividades de Vida Diária (AVDs).
Objetivo
Esta pesquisa propõe demonstrar alterações da marcha e do equilíbrio em pacientes hemiplégicos por sequelas do AVE, através do teste Timed Get Up and Go.
Método
Trata-se de um estudo transversal do qual se analisou 10 prontuários clínicos de pacientes com diagnóstico de AVE e topografia de hemiplegia, na faixa etária entre 43 e 78 anos de idade, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Foi critério de exclusão pacientes cadeirantes.
Resultados
Como resultado, observou-se que na tarefa sentado, todos os pacientes realizaram sem déficit de equilíbrio, porém nas demais tarefas houve dificuldade na realização e o tempo de realização ficou entre 15 e 20 segundos. Devido à deficiência na marcha apresentada por pacientes hemiplégicos, o equilíbrio acaba sendo precário, favorecendo quedas. Portanto, muitos desses pacientes realizam o aumento da base de apoio durante a marcha. Sendo assim, 60% dos pacientes realizaram a marcha com limitação pela doença, enquanto 40% apresentaram aumento da base de apoio.
Conclusão
A aplicação do teste Timed Get Up and Go foi considerado um teste satisfatório para ser aplicado em pacientes hemiplégicos por sequela de AVE, pela facilidade de aplicação e compreensão dos pacientes que, muitas vezes, apresentam dificuldade no entendimento dos comandos.
Palavras-chave
Acidente Vascular Encefálico, Marcha, Equilíbrio, Teste de Timed Get Up and Go.
Área
Reabilitação Neurofuncional
Autores
MÁRCIA REGINA PINEZ MENDES, FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE