Dados do Trabalho


Título

O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ASSOCIADO ÀS ETIOLOGIAS ADQUIRIDAS: SUAS CORRELAÇÕES COM A PERDA VISUAL NA INFÂNCIA

Introdução

Durante o desenvolvimento infantil acontece o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança, acontecendo alterações complexas com a participação de todos os aspectos de crescimento e maturação dos sistemas do organismo. Caso exista alguma situação que impeça esse desenvolvimento, haverá um atraso das capacidades cognitivas, da motricidade e assim da funcionalidade. Este atraso pode ser resultado de doenças genéticas ou adquiridas e que podem afetar a capacidade visual da criança. Tem-se investido em tecnologias voltadas para o desenvolvimento motor que possibilita maior independência da criança por meio da locomoção e manipulação de objetos, mas ainda se perde muito por não se avaliar e tratar a função visual da criança.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a capacidade visual que pode estar preservada ou não em crianças com retardo do desenvolvimento neuropsicomotor nas principais patologias adquiridas.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).

Resultados

Várias etiologias podem estar associadas à alterações motoras e sensoriais: Sífilis Congênita, Toxoplasmose Congênita, Anemia Hemolítica e Síndromes Talassêmicas. Os estudos evidenciam que as principais disfunções oculares mais comuns em crianças com retardo variam desde alterações mais leves como erros refrativos a acometimentos mais severos como microftalmia e atrofia bulbar. Os principais acometimentos óculo-visuais encontrados nestas patologias variam em efeito e intensidade. Na Sífilis Congênita, observa-se a citomegalovírus em 90% dos casos com comprometimento oculares e podem ser: Cataratas, Retinose Pigmentar e Glaucoma. Na toxoplasmose congênita em 85% das crianças infectadas os acontecimentos de ordem ocular são: coriorretinite, estrabismos do tipo heterotropias, e em casos neuro-toxoplasmose, amaurose. As sindromes talassêmicas por serem heranças autossômicas recessivas, apresentam acometimentos óculo-visual de características mais significativas como intoxicações retinianas por má absorção do ferro, ausência total dos eritrócitos que ocasiona cataratas, glaucomas facolíticos e vitreítes.

Conclusão

O profissional deve estar atento aos comprometimentos de ordem visual, pois o conhecimento da etiologia é de suma importância para oferecer uma melhor condição neuromotora da criança.

Palavras-chave

Desenvolvimento Visual; Retardo Mental e Motor; Desenvolvimento Neuropsicomotor

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

MÁRCIA REGINA PINEZ MENDES, FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE