Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: encefalite após diagnóstico de COVID-19

Apresentação do caso

Este estudo tem como objetivo relatar o caso de um paciente com 42 anos do sexo masculino que foi diagnosticado em encefalite uma semana após o início do quadro de COVID-19. O relato de caso foi realizado a partir de revisão de prontuário médico e correlação com a literatura. O paciente procurou atendimento relatando cefaleia intensa há 1 semana após o diagnóstico de covid-19 (método RT-PCR), foi internado com quadro de confusão mental e hemiparesia. Foi realizado a ressonância magnética (RM) cerebral que evidenciou múltiplos focos lesionais inespecíficos, devendo-se correlacionar com a clínica. A investigação foi precedida com punção liquórica que evidenciou presença de encefalite. Foi iniciado o tratamento com metilprednisolona, porém paciente evoluiu com piora clínica e neurológica necessitando de intubação e vaga de UTI, prosseguiu-se com a investigação diagnóstica infecciosa e iniciado o tratamento empírico. Após 20 dias de internação, paciente evoluiu com diagnóstico clínico de morte encefálica.

Discussão

No final do ano de 2019 teve início a pandemia do Covid-19, uma infecção respiratória aguda grave causada pelo coronavírus. O vírus apresenta material genético constituído de RNA de fita simples com capacidade de invasão de tecidos do sistema respiratório e também vem sido observado no sistema nervoso central. A encefalite é definida pela inflamação do parênquima cerebral com disfunção neurológica que pode ser causada por infecção ou autoimunidade, deve ser suspeita quando há sintomas ou sinais de disfunção neurológica que se apresentam agudamente (24-72h). Devem ser solicitados testes de imagem do cérebro sem contraste, que são recomendados antes da punção lombar para análise do liquido cefalorraquidiano quando há suspeita de pressão intracraniana elevada. A RM pode fornecer melhor a caracterização da inflamação cerebral, demostrar lesões focais e ajudar no diagnostico diferencial com distúrbios idiopáticos do sistema nervoso central. Já existem estudos na literatura médica que buscam correlacionar a infecção do covid-19 com o surgimento de quadros de encefalite, que poderia indicar uma possível relação causal entre as duas condições.

Comentários finais

Existem outros casos descritos de encefalite após ou concomitante a infecção do Covid-19, apontando assim, a necessidade da publicação de novos estudos sobre o tema para que eventualmente se possa comprovar ou refutar a presença de uma relação causal entre as duas patologias.

Palavras-Chave

encefalite; COVID-19; SARS-COV-2

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

BRUNA SCHELLER ZUCCOLI, BRUNO RIBEIRO ZUCCOLI, GISLAINE ANTUNES RODRIGUES, BRUNO MARTINS FERREIRA DE ANDRADE, JOSÉ GUILHERME AMORIN, GIANFELIPE POLISELI, BRUNA ROSADO COSTA DE ANDRADE, VICTOR SCHELLER ZUCCOLI