Dados do Trabalho


Título

VALORES E ESTRESSE EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA: UMA PESQUISA COMPARATIVA ENTRE CALOUROS E CONCLUDENTES

Introdução

Pesquisas têm apontado para o alto índice de estresse em universitários associado à grande quantidade de demandas e, por vezes, pouco suporte social. Essa demanda é ainda maior entre os concludentes. Contudo, há poucas pesquisas, principalmente no Brasil, comparando essa variável entre calouros e concludentes e sua relação com os valores de vida.

Objetivo

A presente pesquisa teve como objetivos: 1) verificar a possível discrepância entre níveis de estresse percebido em calouros e concludentes; e 2) investigar a possível associação entre valores e níveis de estresse percebido.

Método

Utilizou-se uma abordagem quantitativa. Para tanto, formulou-se um questionário via Google Formulários, contendo um (1) questionário sociodemográfico, (2) a Escala de Estresse Percebido e (3) o Questionário sobre Valores, Reação ao Estresse e Aspectos Religiosos/Espirituais.

Resultados

Participaram da pesquisa 112 estudantes do curso de Psicologia, sendo 67 calouros e 45 concludentes. Como esperado, os concludentes apresentaram maiores níveis de estresse percebido (M=3,00; DP=0,97) quando comparados aos calouros (M=2,35; DP=0,84) (t (110) = 3,69 = p < 0,001). Quanto aos valores, concludentes apresentaram: maior atribuição de valor a dinheiro (M=3,93; DP=0,75) do que calouros (M=3,31; DP=1,13) (t(110) = 3,22 = p < 0,01); maior atribuição de valor ao lazer (M=4,84; DP=0,42) do que calouros (M=4,50; DP=0,61) (t(110) = 3,44 = p < 0,001); e, por fim, também ao relacionamento amoroso (M=4,31; DP=0,76) quando comparados ao segundo grupo (M=3,86; DP=0,96) (t(110) = 2,71 = p < 0,01). Em geral, ou seja, considerando toda a amostra, as correlações entre estresse e valores não foram estatisticamente significativas. Contudo, em calouros, obteve-se correlação negativa entre atribuição de valor à espiritualidade e nível de estresse percebido (r = -0,39; p < 0,001). Em concludentes, houve correlação positiva entre atribuição de valor à família e níveis de estresse percebido (r = 0,32; p < 0,05). Em outras palavras, aqueles que valorizam mais a família e não podem estar em contato devido ao excesso de atividades do curso, como no caso dos concludentes, percebem-se com um maior nível de estresse.

Conclusão

Tais achados revelam que o estresse percebido é mais preocupante em concludentes, o que pode, em uma via de mão-dupla, estar associado às preocupações materiais. Destacam também a importância da espiritualidade para lidar com estresse, como observado nos calouros. Enfim há diferenças de valores e estresse no início e final do curso.

Palavras-chave

estresse; valores; universitários

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

ANDREA AMARO QUESADA, ANDRÉ GADELHA WEYNE, LUDMILA MAIA PINHEIRO