Dados do Trabalho


Título

ESCLEROSE MÚLTIPLA: AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO PELA ESCALA DE BERG

Introdução

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença denominada por lesões em placas, atingindo áreas específicas de perda de mielina distribuídas pelo Sistema Nervoso Central, primariamente na substância branca, comprometendo funções motoras e visuais (Frankel, 1994). Com sintomas variados, o equilíbrio é a grande preocupação de toda a equipe de reabilitação e o protocolo de tratamento fisioterápico deve ser elaborado com exercícios que não levem a extrema fadiga ao paciente, pois na EM estima-se que a fadiga esteja presente em 75 a 90% dos casos, levando a incapacidade em 40% dos casos, o que impossibilita o processo de reabilitação do equilíbrio.

Objetivo

Tem-se como objetivo avaliar o equilíbrio na esclerose múltipla (EM) por meio da Escala de Equilíbrio de Berg evidenciando sua eficácia.

Método

Trata-se de um estudo transversal composto por por quatro participantes voluntárias com EM, do sexo feminino, com idades entre 40 e 53 anos, submetidos a avaliação do equilibrio por meio da Escala de Berg, com aplicabilidade média de 15 minutos para cada participante. A amostra da pesquisa foi oriunda de um grupo de estudo de EM de uma cidade do Estado de São Paulo.

Resultados

Observando a maior pontuação de todos os indivíduos, os voluntários 1 a 3 ficaram com média acima de 44, sendo que um voluntário 1 (v1) totalizou 51 pontos, o voluntário 2 (v2) atingiu 44 e três voluntários (v3) atingiram 45 pontos, com pontuação máxima de 56 pontos. O voluntário 4 (v4) foi o único que se adequou ao escore “de risco” onde totalizou 28 pontos, 36 pontos abaixo do que já é considerado um risco maior integral de quedas.

Conclusão

Os resultados evidenciaram dificuldades na execução de determinadas tarefas, o que possivelmente pode estar associado a distúrbios vestibulares e/ou cerebelares, o que necessita de um tratamento específico para a maior dificuldade encontrada nos itens avaliados na escala. Haja vista, que a Escala de Equilíbrio de Berg é de fácil utilização e leva pouco tempo em sua aplicação, mostrando também ter uma boa eficácia em pacientes com EM, a fim de que os resultados correlacionassem a escala bibliográfica com idosos e/ou com sequelas de AVC.

Palavras-chave

Esclerose Múltipla; Equilíbrio; Escala de Equilíbrio de Berg.

Área

Reabilitação Neurofuncional

Autores

MÁRCIA REGINA PINEZ MENDES, FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE