Dados do Trabalho


Título

A RESPONSIVIDADE AUDITIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurodesenvolvimento com comprometimentos nas áreas social e comunicativa, com a existência de comportamentos repetitivos e estereotipados. Há um funcionamento sensorial auditivo atípico que influencia no desenvolvimento, observado principalmente na clínica de Musicoterapia.

Objetivo

Analisar a responsividade auditiva de crianças com Transtorno do Espectro Autista encaminhadas para atendimento de musicoterapia no momento da avaliação e após um ano de intervenção.

Método

Fora realizada uma análise qualitativa, comparativa e documental em prontuários de pacientes com o referido diagnóstico, que realizaram avaliação de musicoterapia no período de janeiro de 2019 à janeiro de 2020, analisando a responsividade auditiva observada na avaliação e comparando-a com as respostas após um ano de intervenção.

Resultados

No momento da avaliação, 40% dos pacientes apresentavam hiperresponsividade à sons em registros graves e/ou com forte intensidade, não havendo relação com o tempo de exposição ao estímulo auditivo. Em 35% dos casos, os pacientes apresentavam hiporresponsividade auditiva, sendo este inclusive o motivo de encaminhamento para avaliação auditiva (suspeita de alguma perda ou deficiência auditiva). Foram identificados também 25% dos pacientes com hiperresponsividade para sons em registros agudos e hiporresponsividade para sons graves, o que gerou respostas comportamentais inadequadas ao longo da avaliação de musicoterapia. Após um ano de intervenção, todos os pacientes com hiporresponsividade auditiva apresentaram significativa diferença, atendendo comandos simples e/ou quando chamados pelo nome e com maior qualidade na interação com os pares. Dentre os pacientes com hiperresponsividade auditiva, 10% desenvolveram recursos comunicativos adequados para sinalizar o desconforto auditivo, utilizando de acessórios como protetores auditivos quando em ambientes públicos. Os demais, organizaram sua resposta, havendo dois casos em que os pacientes inclusive iniciaram aulas de bateria.

Conclusão

A musicoterapia é uma importante especialidade terapêutica para a intervenção em crianças com Transtorno do Espectro Autista, capaz de acessar áreas subcorticais responsáveis pelo processamento dos estímulos sensoriais. A ativação do sistema límbico promovida pela música, auxilia na experienciação dos estímulos auditivos, modificando a maneira como o cérebro os percebe e processa e adequando as respostas sensoriais e comportamentais observadas em diferentes ambientes.

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Musicoterapia, Responsividade Auditiva

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

NATÁLIA ELISA MAGALHÃES, ROBERTA FLORENCIO