Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM EPILEPSIA ATENDIDOS EM EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO em 2020

Introdução

De acordo com o estudo Global Burden of Disease (OMS, 2010), a epilepsia é classificada como o segundo distúrbio neurológico mais impactante em todo o mundo, em termos de anos de vida ajustados por incapacidade, sendo frequentemente associada a comorbidades psiquiátricas, estigma e altos custos econômicos. É fato essa associação frequente entre epilepsia e transtornos mentais, no entanto, costumam ser subdiagnosticadas e subtratadas em pacientes com epilepsia, o que reduz ainda mais a qualidade de vida desta população e induz a procura por atendimento em emergência psiquiátrica.

Objetivo

Diante da relevância comórbida entre epilepsia e transtornos mentais, o presente trabalho tem como objetivo identificar as principais doenças psiquiátricas associadas aos pacientes com epilepsia atendidos na emergência de um hospital psiquiátrico no ano de 2020. Além de estabelecer os fatores clínico-epidemiológicos relacionados com tal associação.

Método

Foram incluídos na pesquisa todos os pacientes com diagnóstico de epilepsia (G40), passaram por atendimento na emergência do Hospital Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes (HABM), São José do Rio Preto, São Paulo, em 2020. Foram coletados dados epidemiológicos (idade, gênero, procedência, escolaridade, estado civil) e clínicos (comorbidades psiquiátricas, tratamento medicamentoso, conduta médica, encaminhamento e acompanhamento médico prévio). Por meio de um formulário padronizado no Google Forms, as informações coletadas foram armazenadas em um banco de dados para análise estatística.

Resultados

Em 2020, foram 7258 atendimentos na emergência psiquiátrica do HABM sendo apenas 27 atendimentos com o cid G40. 71,4% dos pacientes atendidos com esse cid eram do sexo masculino, 55% solteiros e a média de idade no intervalo entre 42 e 49 anos de idade. 47,6% doas atendimentos apontavam comorbidades psiquiátricas sendo o cid F06 Outros transtornos mentais devido a lesão, disfunção cerebral ou doença física mais prevalente (23,8%). Sendo que apenas 23,8% dos pacientes com epilepsia e transtornos psiquiátricos realizavam acompanhamento com o psiquiatra.

Conclusão

A ocorrência concomitante de transtornos psiquiátricos e epilepsia apresenta expressiva relevância. Porém, é sabido que o diagnóstico de transtornos psiquiátricos em pacientes epiléticos é por vezes tardio, mal conduzido ou até mesmo subdiagnosticado. Para tanto, conhecer o perfil do paciente com epilepsia permite identificar os fatores associados à concomitância de transtornos psiquiátricos.

Palavras-chave

Epilepsia; comorbidades psiquiátricas; emergência psiquiátrica

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

FERNANDA MENEZES DE FARIA, BRUNA TARIFA, BRUNO SOLEMAN MARITAN, LEONARDO FERREIRA ANTONIO, GERARDO MARIA DE ARAUJO FILHO, GIOVANNA FAVARETTO