Dados do Trabalho


Título

Envolvimento da Proteína P70S6K e IL-1β nas Convulsões Induzidas após Traumatismo Cranioencefálico Grave em ratos

Introdução

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é considerado um problema de saúde mundial, devido a sua alta incidência. Aproximadamente 50% dos pacientes que sofrem um TCE grave desenvolvem epilepsia pós-traumática (EPT), sendo a maior causa de epilepsia adquirida no mundo. Os danos causados pelo TCE ao encéfalo geram alterações estruturais, iniciando mecanismos epileptogênicos por meio de processos inflamatórios e excitatórios. Estudos mostram que o TCE pode induzir a hiperativação da proteína P70S6K, ocasionando ativação do complexo 1 da mTOR e aumento na excitabilidade neuronal nas primeiras horas após o trauma. Além disso, dentro da cascata de eventos subsequentes ao TCE, existe uma maior liberação de fatores pró-inflamatórios, como a IL-1β, o que favorece o processo patológico relacionado à gênese da epilepsia.

Objetivo

Avaliar a expressão da IL-1β e da proteína P70S6k fosforilada e total no desenvolvimento das convulsões após o TCE grave.

Método

Foram utilizados ratos Wistar machos adultos divididos nos grupos: 1-Controle, 2-TCE e 3-Naive. Os grupos 1 e 2 sofreram a cirurgia e o grupo 2 sofreu a indução do TCE grave (3.0 atms) por modelo de percussão de fluídos. Seis horas após o TCE, os animais foram conectados ao vídeo eletroencefalograma para o registro dos biopotenciais neurais e, em seguida, foram eutanasiados para retirada dos hipocampos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Bem-Estar Animal da UFSM.

Resultados

O TCE grave induziu o aparecimento de crises convulsivas e o surgimento de polipontas nos registros eletroencefalográficos. O tempo de latência para a primeira crise convulsiva foi menor no grupo TCE em relação ao controle, enquanto a duração das convulsões aumentou significativamente após traumatismo. O TCE também aumentou a expressão de IL-1β e a razão entre a expressão da proteína p-P70 e t-P70 6 horas após o trauma no hipocampo, quando comparado ao grupo controle e naive.

Conclusão

O TCE aumentou a fosforilação da proteína P70S6K e a expressão da IL-1β no hipocampo. Estas alterações podem induzir o aumento da excitabilidade neuronal na fase precoce do TCE, contribuindo com o desenvolvimento das convulsões observadas nos animais.

Palavras-chave

Traumatismo cranioencefálico; Convulsão; Inflamação

Área

Doenças cerebrovasculares

Autores

MURILO DAMINELLI FAVARO, WILLIAN LINK PAPALIA , ALEXANDRE SEIXAS NASCIMENTO , LUIZ FERNANDO FREIRE ROYES, MICHELE RECHIA FIGHERA