Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Pseudotumor Cerebral após Covid-19

Apresentação do caso

Este estudo objetiva relatar o caso de uma paciente jovem e sem comorbidades que apresentou quadro clínico de pseudotumor cerebral após diagnóstico de Covid-19. A metodologia do trabalho consiste em um relato de caso realizado a partir de análise retroativa de prontuário médico, além da realização de uma revisão da literatura sobre o tema. A paciente é do sexo feminino, 35 anos, com diagnóstico de Covid-19 há mais de 1 mês quando iniciou com quadro de cefaleia intensa. A mesma procurou o serviço de emergência médica por diversas ocasiões dentro de 1 semana sem melhora com analgesia. Paciente evoluiu com déficit visual e foi internada para investigação. Realizado tomografia computadorizada e ressonância magnética de crânio e análise de líquor que tiveram resultados dentro dos padrões da normalidade. Durante investigação, paciente apresentou crise convulsiva sendo monitorada em UTI. Clinicamente, evidenciou-se papiledema bilateral e foi instalado cateter lombar para monitorização de pressão intracraniana (PIC) e controle de fluxo liquórico, com PIC atingindo 30mmHg. A paciente foi então submetida a derivação lomboperitoneal.

Discussão

Em dezembro de 2019 teve início a pandemia de Covid-19, uma infecção respiratória potencialmente grave que tem como etiologia um coronavírus. Em um estudo realizado em Wuhan (CN), o vírus SARS-COV-2 provocou manifestações neurológicas em 36,4% dos pacientes infectados. Essas manifestações podem ocorrer tanto por ação direta do vírus no sistema nervoso central quanto por consequência da resposta imunomediada. O pseudotumor cerebral é definido como uma elevação da PIC sem haver evidência de lesões expansivas ou de ventriculomegalias em exames de imagem e com líquor de constituição normal. O paciente apresenta sinais de hipertensão intracraniana, tais como cefaleia e alterações oftalmológicas e não há alteração no nível de consciência. A etiologia é muitas vezes desconhecida, porém o pseudotumor cerebral possui associação conhecida com certas doenças infecciosas como hepatites E e A, sarampo e M. pneumoniae. Há na literatura médica disponível alguns relatos publicados de pseudotumor cerebral após quadro de Covid-19, o que poderia indicar uma possível relação causal entre as duas condições.

Comentários finais

Há alguns outros casos descritos de pseudotumor cerebral após Covid-19, apontando para a necessidade da publicação de novos estudos sobre o tema para que eventualmente se possa comprovar ou refutar a presença de uma relação causal entre as duas patologias.

Palavras-Chave

pseudotumor cerebral; COVID-19; SARS-COV-2

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

BRUNA SCHELLER ZUCCOLI, BRUNO RIBEIRO ZUCCOLI, BRUNO MARTINS FERREIRA DE ANDRADE, JOSÉ GUILHERME AMORIN, GIANFELIPE POLISELI, BRUNA ROSADO COSTA DE ANDRADE, GISLAINE ANTUNES RODRIGUES, VICTOR SCHELLER ZUCCOLI