Dados do Trabalho


Título

TRAÇOS DE PERSONALIDADE BORDERLINE EM UMA JOVEM DE 13 ANOS EM SITUAÇÃO DE RISCO: UM RELATO DE CASO.

Apresentação do caso

AVL, feminino, 13 anos, solteira, no oitavo ano do ensino fundamental, natural de Recife-PE, em São Paulo há 3 meses. Acompanhada do padrasto com a queixa de “depressão e crises de ansiedade desde os 9 anos”. Nessa época, após divórcio dos pais se mudou para São Paulo com sua mãe.
Aos 11 anos, já em São Paulo, sofreu tentativa de abuso por funcionário de sua mãe.
Após o ocorrido, a paciente conta que se sentiu coagida por sua mãe a se mudar novamente para Recife para morar com o pai, pois lá “se sentiria melhor”. Conta que não se sentia acolhida e fala que sofria abuso psicológico da irmã e sobrinha pois ela seria muito “gorda, feia e com cabelo crespo”. Ainda lá, durante um passeio com o colégio foi levada a uma área remota pelo professor, sendo então iniciada uma nova tentativa de abuso, sendo interrompida por outra professora que chegou ao local.
Tudo ainda foi potencializado por sua sobrinha que lhe dava comandos de morte “se mata mesmo, só assim você resolve seus problemas”. Sabendo disso, a sua mãe decidiu lhe trazer de volta para São Paulo. Fato que ocorreu há 3 meses.
Ao chegar em São Paulo, sua mãe já estava casada com seu atual marido (que possui comportamento sexual desinibido e compulsivo). Conta que o ambiente familiar é problemático, e que sua mãe e padrasto fazem relações sexuais com a porta aberta e com intenso barulho. Conta, também, que seu quarto não possui porta ou qualquer separação com o corredor, e que notou seu padrasto a observando tomando banho pelo basculante do banheiro. Ao contar a sua mãe, a mesma pediu-lhe que fosse compreensiva.
Relata que não sentia-se segura em casa, tendo crises de pânico semanais e com auto-mutilação diária com navalha em braços para "aliviar sofrimento". Atém disso, inverteu ciclo circadiano, dormia durante o dia e ficava acordada à noite.

Discussão

O transtorno de personalidade borderline (TPB) tem sua origem na infância, mas sua manifestação surge no final da adolescência ou início da idade adulta. Esse transtorno é caracterizado principalmente por instabilidade emocional, relacionamentos instáveis, distúrbios de identidade, comportamento impulsivo e eventualmente auto-lesivo. Apesar de muitos clínicos relutarem em diagnosticar TPB na infância/adolescência, estudos sugerem que até um terço dos pacientes com esse transtorno apresentavam comportamento auto-lesivo antes dos 12 anos de idade.

Comentários finais

Dada a complexidade do caso, optamos por contactar o conselho tutelar para denúncia de negligência e vulnerabilidade de menor.

Palavras-Chave

Área

Transtornos de Personalidade

Autores

VINICIUS FERNANDES DE FREITAS, SONIA MARIA MOTTA PALMA, MARCELA SILVA AMANCIO, GLAUCE GABRIELA ANSELMO DOS SANTOS, VITOR DE SOUZA VANO , FERNANDA CERQUEIRA MORAES BEZERRA , VITOR FÉLIX DE TONI, MÁRIO KOGA JÚNIOR