Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Isquemia Maligna de Artéria Cerebral Média após Covid-19

Apresentação do caso

Este estudo objetiva relatar o caso de um paciente sem comorbidades que apresentou quadro de isquemia maligna de artéria cerebral média após internação por Covid-19. A metodologia do trabalho consiste em um relato de caso realizado a partir de análise retroativa de prontuário médico, além da realização de uma revisão da literatura sobre o tema. O paciente estudado tinha 55 anos, era do sexo masculino e foi internado 10 dias após o diagnóstico de Covid-19 por método RT-PCR devido agravo no padrão respiratório e tromboembolismo pulmonar associado. Após poucas horas de internação, o mesmo evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo então submetido a sedação e intubação orotraqueal. Na sequência foi realizada uma tomografia computadorizada de crânio que evidenciou isquemia maligna da artéria cerebral média. Como consequência, o paciente evoluiu com quadro de morte cerebral.

Discussão

Em 31 de dezembro de 2019 teve início a pandemia de Covid-19, uma infecção respiratória potencialmente grave que tem como etiologia um coronavírus. O SARS-COV-2 chama a atenção pela capacidade de gerar manifestações clínicas multissistêmicas diversas. O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no mundo, porém, mesmo com evidências de aumento da incidência dos casos, houve uma menor procura por unidades de pronto atendimento por este motivo desde o início da pandemia de Covid-19. A fisiopatologia da Covid-19 inclui mecanismos tromboembólicos que podem possivelmente ser relacionados com a etiologia do AVC, que, de acordo com um estudo, é o achado de neuroimagem mais comum em pacientes com a infecção.

Comentários finais

Há casos descritos de acidente vascular cerebral em vigência de Covid-19 e há uma similitude entre os mecanismos fisiopatológicos das duas doenças, porém a literatura médica ainda carece de estudos que comprovem ou contestem essa relação.

Palavras-Chave

acidente vascular cerebral isquêmico; COVID-19; SARS-COV-2

Área

Doenças cerebrovasculares

Autores

BRUNA SCHELLER ZUCCOLI, BRUNO RIBEIRO ZUCCOLI, BRUNO MARTINS FERREIRA DE ANDRADE, JOSÉ GUILHERME AMORIN, GIANFELIPE POLISELI, BRUNA ROSADO COSTA DE ANDRADE, GISLAINE ANTUNES RODRIGUES, VICTOR SCHELLER ZUCCOLI