Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Síndrome de Guillain-Barré após Covid-19

Apresentação do caso

Este estudo objetiva relatar o caso de uma paciente quadragenária do sexo feminino que foi diagnosticada com Síndrome de Guillain-Barré (SGB) duas semanas após início de quadro de Covid-19. O relato de caso foi realizado a partir de revisão de prontuário médico e correlação com a literatura. A paciente apresentou perda de força rapidamente progressiva e parestesia simétricas em membros inferiores com início 2 semanas após quadro de síndrome gripal provocada pelo vírus SARS-COV-2 sendo a infecção comprovada por meio de método RT-PCR.

Discussão

A pandemia de Covid-19 teve início em dezembro de 2019. Trata-se de uma infecção respiratória que tem como etiologia um coronavírus e é potencialmente grave. A SGB é uma doença autoimune de etiologia ainda não totalmente esclarecida, porém apresenta quadros infecciosos como gatilho em mais de 50% dos pacientes. A SGB é uma emergência neurológica que consiste em uma polirradiculoneuropatia aguda que pode apresentar sintomas como parestesia e perda de força simétricas com progressão ascendente na maior parte dos casos.

Comentários finais

Já há casos descritos de Síndrome de Guillain-Barré após COVID-19, o que argumenta a favor de que o vírus da SARS-COV-2 pode ser um fator desencadeador dessa síndrome, porém a literatura médica ainda carece de estudos que comprovem essa relação.

Palavras-Chave

Síndrome de Guillain-Barré; COVID-19; SARS-COV-2

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

BRUNA SCHELLER ZUCCOLI, BRUNO RIBEIRO ZUCCOLI, BRUNO MARTINS FERREIRA DE ANDRADE, JOSÉ GUILHERME AMORIN, GIANFELIPE POLISELI, BRUNA ROSADO COSTA DE ANDRADE, GISLAINE ANTUNES RODRIGUES, VICTOR SCHELLER ZUCCOLI