Dados do Trabalho


Título

Programa iPsico como estratégia online de mitigação dos efeitos psicológicos da pandemia COVID-19: um ensaio clínico randomizado

Introdução

Após o ínicio da pandemia do COVID-19 foram esperados impactos na saúde mental. Nesse contexto, estratégias de teleassistencia psicológica ganham espaço, entre elas a internet-based therapy, na qual foi baseado o programa iPsico para a mitigação do impactos da pandemia COVID-19. O material das 5 semanas do programa iPsico foi estruturado com vídeos e e-books em formato de "therapy workbook", onde o participante pode estudar sozinho os temas e tarefas propostas pelo material e posteriormente refletir, discutir e compartilhar suas tarefas semanais em fóruns de até 20 pessoas mediados por uma psicoterapeuta. A psicoterapeuta ao longo do programa teve o papel de realizar uma videoconferencia de abertura e outra de encerramento com o grupo e permanecer como mediadora do fórum ao longo das semanas. O programa iPsico foi pensado para abarcar maior demanda com menor número de terapeutas, sendo boa alternativa em contextos de aumento emergencial da demanda por atendimento psicológico.

Objetivo

Comparar eficácia da intervenção iPsico em relação a terapia breve de grupo , ambas de vertente cognitivo comportamental, em participantes do projeto ELSA- BRASIL que solicitaram assistencia psicológica durante a pandemia do COVID -19. A eficácia será mensuarada pela variação nos escores de depressão, ansiedade e estresse da escala DASS.

Método

Os participantes foram recrutados entre aqueles incluidos na coorte ELSA- BRASIL São Paulo, sendo funcionários ou ex-funcionários da USP. Os participantes com piores indicadores de saúde mental foram convidados a participar e randomizados entre as 2 seguintes intervenções: 1) Programa iPsico, grupos de até 20 pessoas, interação por grupos de mensagens (fóruns) dentro do aplicativo WhatsApp, duração de 5 semanas com 2 sessões de videoconferência de 1h30 , uma ao início e outra ao final; 2) A TCCg seguiu os mesmos temas apresentado no programa iPsico, mas utilizou-os em formato tradicional de terapia em grupo online com até 6 participante por grupo. Duração de 5 semanas com 6 encontros de vídeoconferência de 1h cada ao total.

Resultados

Ao total 112 participantes foram incluidos no estudo ( 61 = iPsico/ 51= TCCg). Ambos os grupos obtiveram melhora nos índices de saúde mental pós-intervenção, mas não houve diferença significativa nos escores DASS entre os grupos ao longo do tempo.

Conclusão

Programas semelhantes ao iPsico podem se constituir como boa alternativa de intervenção psicológica online em contextos de alta demanda e baixa disponibilidade de profissionais.

Palavras-chave

terapia cognitivo-comportamental, internet-based therapy, COVID-19

Área

Transtornos do Humor

Autores

MARINA LOPES MORENO, MARCIA CRISTINA A O CARDOSO , PAMELA MARQUES FORTE, BIANCA S PINTO, JULIANA P SOUZA, LAIS RAZZA, LARISSA FELIX , HERIETTE B CARDEAL, LUARA TORT, CHARLENE J MARTINS, RENATA A R VAUGHAN, ROBERTA ARRUDA M P F DINI MATTAR, BARBARA S NOGUEIRA, JOYCE CUNHA L ROCHA, BRUNA FERNANDES FERREIRA, JANAINA OLIVEIRA, ANDRE RUSSOWSKY BRUNONI, ISABELA MARTINS BENSEÑOR