Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atividade elétrica do córtex cerebral em paciente com queixa cognitiva após infecção por SARS-CoV-2.

Apresentação do caso

Paciente C.D., de 34 anos, masculino, curso superior completo com dificuldades cognitivas após alta por SARS-CoV-2 em estágio grave. Verificou-se os níveis de ativação energética nas áreas cerebrais (Padrões de Frequência), sua distribuição dentro do cérebro (Padrões de Simetria) e capacidade das áreas corticais de operar e compartilhar informações de forma independente e eficiente (Padrões de Conectividade).

Discussão

Há associações da SARS-CoV-2 no impacto no funcionamento do sistema nervoso provocando sintomas neurológicos como encefalopatia, distúrbios da consciência e concentração perda do paladar e olfato, cefaleia e queixas cognitivas.
Frente ao exposto, é fundamental a realização de estudos afim de analisar as alterações dos padrões de ondas cerebrais por meio do eletroencefalograma (EEG) e do eletroencefalograma quantitativo (QEEG) que constituem métodos de avaliação da atividade elétrica do córtex cerebral.
Enquanto o EEG promove informações fisiológicas do funcionamento cerebral, o QEEG representa um método seguro e não invasivo em que o registro dos sensores EEG é quantificado por software especializado. Os resultados são comparados com as bases de dados normativas que contêm registros de indivíduos saudáveis em uma determinada faixa etária.
Nesse contexto, ambos oferecem a oportunidade de observar como diferentes patógenos, incluindo o vírus SARS-CoV-2, afetam o sistema nervoso humano e interferem na função da rede neuronal durante a doença e também de verificar se essas alterações no cérebro são transitórias ou melhor ou cursam com prejuízos de longa duração.

Comentários finais

Foram observadas alterações nos padrões de ondas cerebrais em paciente infectado pelo Covid-19 após a remissão dos sintomas agudos da doença. Conhecer as diferenças da dinâmica das ondas cerebrais poderá trazer avanços importantes na compreensão da etiologia da doença e seus efeitos a médio e longo prazo sobre o sistema nervoso.
O diagnóstico preciso do QEEG pode criar uma base sólida para considerar o uso regular da terapia de biofeedback do EEG como uma forma de tratamento individual para pacientes nos quais as sequelas neurológicas da COVID-19 se assemelham muito aos sintomas de condições em que o neurofeedback do QEEG já foi usado com sucesso.

Palavras-Chave

avaliação neuropsicológica; qeeg; SARS-CoV-2

Área

Neuropsicologia

Autores

AMANDA RAFAELLA ABREU SOARES, CRISTIANA CASTANHO DE ALMEIDA ROCCA, ANTONIO DE PADUA SERAFIM