Dados do Trabalho


Título

TRANSTORNO COGNITIVO EM PACIENTES COM TRANSTORNO BIPOLAR: REVISÃO

Introdução

O transtorno bipolar (TB) é caracterizado pela ocorrência de episódios de humor alternado, os quais variam em intensidade, frequência e duração. As variações de humor podem apresentar episódio depressivo maior, maníaco, misto ou hipomaníaco. Considera-se o TB como um dos transtornos mentais mais graves, envolvendo aspectos neuroquímicos, psicológicos, cognitivos, funcionais e socioafetivos. Recentemente, estudos mostraram que os déficits cognitivos são tão importantes quanto os sintomas afetivos enquanto preditores da funcionalidade do indivíduo com TB. As evidências desses déficits mostram que eles aparecem tanto nos pacientes crônicos quanto nos em eutimia.

Objetivo

Promover uma revisão sistemática de estudos publicados com enfoque nos últimos 5 anos acerca da clínica do TB correlacionando com a presença de déficit cognitivos.

Método

Revisão de artigos acadêmicos pesquisados nas plataformas Scielo, Pub Med, com a datação de 2005 a 2021 e enfoque nos últimos 5 anos nos idiomas inglês e português.

Resultados

Pacientes com doenças psiquiátricas apresentam riscos e prejuízos ao sistema neurocognitivo, manifestado principalmente por declínio cognitivo e demência. Em pacientes com transtorno bipolares, os déficits cognitivos estão associados a uma maior manifestação e duração da doença e ao maior número de episódios de agudização da doença longo da vida. Estudos apontam que a idade em que se inicia a doença com sua posterior agressividade e progressão contribuem para impor ao indivíduo uma situação de estresse crônico, o qual se tornam neurotóxicos e contribuem para o ciclo de declínio cognitivo do paciente. O TB cursa com o declínio da cognição social, que dificulta a percepção de emoções de si próprio e terceiros, função verbal, atenção, comportamentos sociais e consequentemente incapacita o indivíduo na vida pessoal, escolar e profissional. Sendo assim, está diretamente ligado com a qualidade de vida e tem um possível impacto na alta taxa de suicídio da patologia.

Conclusão

Apesar da correlação entre o transtorno bipolar de humor e possíveis transtornos cognitivos não apresentar etiologia clara, sabe-se que o comportamento e evolução da doença têm impacto importante na cognição do paciente. O início dos sintomas, a maior duração e o maior número de episódios agudos estão relacionados com maior déficit cognitivo. Portanto, estabelecido o vínculo entre as patologias, cabe o diagnóstico e tratamento prematuros do TB diminuindo o impacto da doença na vida futura do indivíduo.

Palavras-chave

Bipolar, declínio, cognitivo.

Área

Transtornos do Humor

Autores

RODRIGO ALMEIDA LUZ, LAURA CASARI DO AMARAL CAMPOS, LÍVIA BARBOSA DE CAMPOS BASTOS, MARIANA SIMIONATO MANZINI, SONIA MARIA MOTTA PALMA, VITOR SOUZA VANO, RAFAEL FURLAN SILVA FABRI, KALIL DUAILIBI