Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: POSSÍVEIS MECANISMOS DE PREVENÇÃO

Introdução

O surto de COVID-19 provocou um clima generalizado de cautela e incerteza, principalmente entre os profissionais de saúde, causando problemas de saúde mental, como a síndrome de burnout. Essa síndrome está relacionada ao trabalho e é também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. É caracterizada por alto esgotamento emocional, altos níveis de despersonalização e baixa realização pessoal. A pessoa pode apresentar sintomas disfóricos, como cansaço ou exaustão emocional. Nessa situação, é essencial monitorar cuidadosamente os profissionais e identificar as possíveis fontes e consequências do sofrimento, a fim de melhorar sua condição atual e, mais ainda, para limitar os efeitos psicológicos negativos de longo prazo.

Objetivo

Apresentar informações sobre o potencial risco de desenvolvimento de Burnout pelos profissionais de saúde em meio a pandemia de COVID-19 e meios de proteção que evitem o desenvolvimento da síndrome.

Método

Revisão narrativa da literatura, com busca na base de dados Pubmed, Scielo e Lilacs. Foram incluídos artigos de 2020 e 2021, em português, inglês ou espanhol que cumpriam o objetivo do trabalho.

Resultados

A pandemia de COVID-19 é mais desafiadora por causa das características específicas do vírus, como alta contagiosidade, nível bastante baixo de conhecimento sobre o curso da infecção e suas consequências. Os profissionais de saúde que ocupam a linha de frente da pandemia estão em risco em relação à sua saúde física e mental, podendo desenvolver Burnout. Algumas causas frequentes para esse esgotamento profissional dentro do ambiente laboral podem ser relacionadas à organização hospitalar e/ou relacionados às experiências individuais. A síndrome de Burnout é capaz de ser identificada clinicamente pelas seguintes evidências clínicas: isolamento social, ansiedade, medo, depressão, raiva, vícios, mudanças de personalidade, culpa e autoimolação, entre outros. Dentre as estratégias já existentes e descritas na literatura voltadas para a classe de profissionais da saúde, a intervenção de Resiliência Psicológica se destaca.

Conclusão

Com a crise pandêmica, os profissionais de saúde, foram expostos e afetados fisicamente e psicologicamente, contribuindo com o Desenvolvimento de Burnout. Como meios de intervenção e de minimizar esses efeitos, estratégias hospitalares específicas para apoiar esses profissionais, vêm mostrando resultados positivos e passíveis. A prevenção e o tratamento de Burnout, são essenciais para a atenção à saúde física e mental desses trabalhadores.

Palavras-chave

Burnout; Covid-19; Pandemia; Profissionais de saúde.

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

RODRIGO ALMEIDA LUZ, JULIA VILLIBOR SOBRADO, JAMILE JAMEL SAKR HUSSEIN BACHA, MATHEUS BORTOLUCI SAMPAIO SANTOS, RENATA SOUZA SANTOS, VITOR SOUZA VANO, VINICIUS FERNANDES FREITAS, KALIL DUAILIBI