Dados do Trabalho


Título

CANABIDIOL NA DOENÇA DOS CORPOS DE LEWY

Apresentação do caso

IRP, feminina, 96 anos, iniciou, há 10 anos, quadro de alucinações visuais e ilusões, principalmente no entardecer e durante a noite, associados a declínio cognitivo nos domínios de atenção e função executiva. Iniciado tratamento para uma possível depressão com sintomas psicóticos com Risperidona, suspensa por discinesias oromandibulares. Trocada medicação em 2014 por Olanzapina, suspensa por parkinsonismo medicamentoso. Feito diagnóstico de demência por Corpúsculos de Lewy possível segundo os critérios revisados de McKeith e colaboradores de 2017. Ressonância nuclear magnética de encéfalo nesse período normal. Iniciado em 2016 Quetiapina, mas dose máxima tolerada foi 100mg/dia, devido a tontura e hipotensão com doses maiores. Iniciada clozapina em 2018, parada por efeitos adversos e recusa a coleta de hemograma semanal no início do tratamento. Atualmente fazendo uso de Sertralina 50mg/dia, Donepezila 10mg/noite e Quetiapina 100mg/noite e ainda apresentando muitas alucinações visuais e ilusões, causando agitação durante a noite, agressões com vassoura em móveis e eventualmente em cuidadoras e piora do humor (paciente chegou a cogitar se jogar da janela do apartamento por não tolerar essa situação). Iniciado em 2020 tratamento com Canabidiol até dose de 500mg/dia. A paciente apresentou melhora importante dos sintomas, melhorou a qualidade de sono, os sintomas depressivos e o relacionamento com a família

Discussão

Demência com corpos de Lewy é uma doença neurodegenerativa caracterizada por declínio de memória, flutuações cognitivas, alucinações visuais, perturbações do sistema nervoso autônomo, transtorno comportamental do sono REM e parkinsonismo.
Canabidiol é um fitocanabinóide não psicoativo que tem demonstrado propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras invitro. (Watt & Karl, 2017). Efeitos benéficos do Canabidiol tem sido descritos para uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, incluindo ansiedade psicose e depressão, sintomas psiquiátricos nas demências, dor e epilepsia. Os mecanismos responsáveis por esses efeitos ainda são pouco entendidos (Campos et al., 2017).

Comentários finais

: O Canabidiol parece ser uma opção segura em transtorno psiquiátricos nas demências, com trabalhos já publicados na Doença de Alzheimer e demência na Doença de Parkinson. Houve boa resposta no nosso caso, na Doençascom Corpos de Lewy.

Palavras-Chave

demência, sintomas psiquiátricos, canabidiol

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

TANIA MARIA SILVA NOVARETTI, NATHÁLIA NOVARETTI