Dados do Trabalho


Título

AFASIA PROGRESSIVA PRIMÁRIA COM MARCADO COMPROMETIMENTO MOTOR: UM RELATO DE CASO.

Apresentação do caso

CLM, masculino, 65 anos, natural de Patos – PB , casado, ensino fundamental incompleto, pedreiro. Esposa relata que em 2016, paciente passou a apresentar “esquecimentos no trabalho” e “perda de urina”. “esquecimento” era notado por colegas, desde pequenas tarefas, até de maior responsabilidade, quando, por exemplo, colocou uma janela ao contrário: antes disso, era considerado um dos melhores pedreiros da região.
Em 2017, apresentou “micro” AVE – família encontrou paciente na cama, com liberação esfincteriana, sem contato verbal, e dificuldade para deambular. Passou por Neurologista, e o mesmo introduziu Donepezila 10 mg/dia e Memantina 20 mg/dia com hipótese diagnóstica de Doença de Alzheimer.
À primeira consulta psiquiátrica, em 2019, apresentava dificuldade em se alimentar e marcha instável necessitando de suporte unilateral. Também à época, a esposa havia notado uma perda progressiva de função executiva: não tocava violão há 6 meses. Além de difícil controle esfincteriano há 2 meses - usando fraldas. Passado de tabagismo 1 maço/dia até AVE. Nega história familiar de transtornos neurológicos ou psiquiátricos. Ao exame psíquico da primeira consulta estava com aparência adequada, vigil, humor não polarizado, afeto ressoante e congruente. Agitação psicomotora de MMII. Tremor em MMSS com sinal da roda denteada presente bilateralmente. Hipomimia de face. Fala comprometida – ecolalia. Atitude colaborativa, sem alteração de sensopercepção.
RM de crânio (20/02/2017) mostrava uma isquemia lacunar prévia de corpo do núcleo caudado direito.
Já na quarta consulta em Março de 2020 apresentava uma piora importante do quadro geral com choro fácil e sua motricidade foi limitada a poucos metros e suporte unilateral. Além disso passou a apresentar disfagia de transferência para líquidos.
RM de crânio de 22/01/2020 com alterações volumétricas, com predomínio frontal e lacuna antiga no centro semi-oval à direita.
Nesse momento, observando a apresentação do quadro e a evolução do comprometimento motor e de linguagem, optamos por mudar o diagnóstico de Doença de Alzheimer por Afasia Progressiva Primária.

Discussão

A afasia progressiva primária (APP) faz parte de um variado grupo de transtornos que em comum se caracterizam por degeneração das vias cerebrais responsáveis pela linguagem, especialmente na região frontotemporal.

Comentários finais

Devemos levar em conta o impacto funcional no ambiente profissional, social e familiar sofrido por esses pacientes.

Palavras-Chave

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

VINICIUS FERNANDES DE FREITAS, MARIANA BARBALHO SOARES , FERNANDA CERQUEIRA MORAES BEZERRA , SIDNEY RAMOS SEABRA JÚNIOR , MÁRIO KOGA JÚNIOR , MARCELA SILVA AMANCIO, CLAUDIA MARTINS SANTANA, GLAUCE GABRIELA ANSELMO DOS SANTOS