Dados do Trabalho


Título

A utilização de intervenções cognitivas como promotoras de saúde em idosos: uma análise por meio de alterações psicossociais e físicas

Introdução

O processo de envelhecer apresenta alterações (positivas e/ou negativas) em diversos processos, e as variáveis psicológicas, sociais e de saúde têm sido de interesse de diversos pesquisadores na atualidade. A compreensão de variáveis psicológicas e sociais tem se tornado cada vez mais importante na percepção da saúde do idoso, especialmente dentro de uma perspectiva biopsicossocial.

Objetivo

analisar aspectos psicossociais e físicos, de idosos submetidos a intervenções cognitivas, como promotores de saúde no idoso.

Método

foram avaliados 27 idosos com idade média igual a 68,64 anos (Dp = 4,40), inseridos em um grupo de intervenção cognitiva e acompanhados por um ano, com medidas realizadas a cada seis meses (linha de base, pós 1 e pós 2). Para esse acompanhamento, foram realizadas medidas sociodemográficas (com aspectos sociodemográficos, familiares, comportamentais e de saúde), psicológicas (com medidas de ansiedade, depressão, qualidade de vida, funcionalidade familiar e desenvolvimento pessoal) e físicas (com medidas de composição corporal e capacidade cardiorrespiratória). Os dados foram avaliados, por meio de uma análise exploratória, análises de variâncias e teste de correlação de Pearson. Por fim, a fim de avaliar o efeito das variáveis físicas e psicológicas sobre a qualidade de vida dos idosos, e entendendo a qualidade de vida como uma medida importante de associação com a saúde do idoso, foi proposto um modelo de regressão linear. O software utilizado para as análises foi o R, versão 3.4.3, e utilizando o nível de significância de p ≤ 0,05.

Resultados

destaca-se a efetividade das intervenções físicas e cognitivas sobre as medidas físicas e psicológicas (p ≤ 0,05); que as intervenções cognitivas não apresentaram diferenças significativas entre si, nos diferentes tempos (p ≤ 0,05); e que o modelo de regressão linear formado por variáveis psicológicas e físicas se mostrou satisfatório para explicação do modelo (R2 = 0,75).

Conclusão

entendem-se os estudos relacionados à saúde do idoso dentro de perspectivas das alterações psicossociais e físicas como um campo importante de investigação, especialmente na perspectiva da enfermagem gerontológica.

Palavras-chave

Cognição; idoso; saúde do idoso

Área

Neuropsicologia

Autores

LILIAN CRISTINA DOS SANTOS, ISABELLE PATRICIÁ FREITAS SOARES CHARIGLIONE