Dados do Trabalho


Título

Neurociência e Educação! Existe este diálogo nas Licenciaturas?

Introdução

A partir dos anos 70 estudos começaram a abordar a relação entre Neurociência e Educação, uma vez que estímulos ambientais podem modificar a neuroplasticidade encefálica influenciando na aprendizagem e na memória. Recentemente termos como Neuroeducação e Neurociência Cognitiva tem sido utilizados com o objetivo de aplicar a neurociência na educação, com o objetivo de otimização do processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, trabalhos discutem a ausência desses conteúdos nos cursos de Graduação em Licenciatura.

Objetivo

Analisar a prevalência de conteúdos relacionados a Neurociência no Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do Campus Universitário de Castanhal da UFPA.

Método

Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) de Cursos de Graduação em Licenciatura do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará foram analisados com o objetivo de verificar os componentes curriculares que abordassem conteúdos da Neurociência. Foram analisados dois PPCs de cursos de graduação regulares, um da Matemática de 2018 e um da Educação Física de 2010, e dois PPCs do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), um da Pedagodia de 2018 e um da Educação Física de 2015.

Resultados

Os resultados observados mostram que menos de 2,5% dos conteúdos abordados nos PPCs analisados tem relação com Neurociência. Dentro deste percentual a maior parte das disciplinas é voltada a disciplinas relacionadas a Psicologia da Educação, da Aprendizagem e do Desenvolvimento, as quais não discutem diretamente os conceitos da Neurociência integrados com a Educação. As únicas disciplinas diretamente relacionadas à Neurociência foram Neuroanatomia Funcional (com carga horária de 45 horas no PPC do curso do PARFOR em Educação Física) e a disciplina de Neuroanatomia (com carga horária de 60 horas no PPC do curso regular em Educação Física). No entanto, nestas últimas disciplinas mencionadas boa parte do conteúdo é voltado na relação entre neurociências e movimento humano.

Conclusão

Os PPCs dos Curso de Graduação em Licenciatura do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará analisados apresentam poucos conteúdos relacionados à Neurociência. A aplicação dos conhecimentos da Neurociência na Educação ainda são quase inexistentes apesar dos recentes trabalhos que enfatizam essa importante relação.

Palavras-chave

Área

Neurociência básica

Autores

ANA PAULIANE SANTIAGO SILVA LAMEIRA, SUELEN MERLO