Dados do Trabalho


Título

ESTADO MANIFORME, PSICOSE E COVID-19: EXISTE ALGUMA RELAÇÃO? - RELATO DE CASO

Apresentação do caso

C.N.S, paciente do sexo masculino, 46 ​​anos, deu entrada em uma enfermaria psiquiátrica de alta complexidade com comportamento desorganizado, raciocínio acelerado, humor expandido e delírio religioso que durava doze dias e teve início de forma abrupta. C.N.S nunca havia apresentado alterações semelhantes, nunca se expôs a álcool ou drogas, também não tomava qualquer medicamento e negava histórico pessoal e familiar de doenças psiquiátricas. Era sabido, portanto, que 30 dias antes da sua internação, havia contraído COVID-19, confirmada por coleta de swab nasal, achados tomográficos de vidro fosco em pequena monta e sintomatologia respiratória leve, sem que necessitasse de internação hospitalar. O atual cenário pandêmico apresenta diversos desafios, que se refletiram na atuação de diversas especialidades, inclusive a Psiquiatria.

Discussão

Seguiu as orientações para quarentena e apenas lançou mão de antitérmicos. A família observou C.N.S com insônia de caráter inicial desde meados da infecção pelo Coronavírus, porém acreditaram que seria apenas mais um sintoma da infecção. A insônia se sustentou e, logo em seguida, os sintomas maniformes, como já citados acima, intensificaram-se, o discurso delirante religioso se alternava com conteúdo de medo, C.N.S ficou paranoide, a todo instante se mostrava suspicaz e com humor elado. Inicialmente, familiares acionaram o SAMU que conduziu C.N.S ao pronto socorro psiquiátrico, exames laboratoriais excluíram alterações orgânicas e o exame toxicológico foi negativo e a ressonância magnética de crânio estava dentro da normalidade. Optou-se, então, por internação psiquiátrica em enfermaria, gradualmente se chegou a dose otimizada de Lítio e Risperidona, com resposta exitosa e total remissão da sintomalogia maniforme e psicótica.

Comentários finais

Atualmente, embora os maiores efeitos do novo Coronavírus sejam no sistema respiratório, questiona-se se tal infecção também pode desencadear alterações neuropsiquiátricas por meio de mecanismos de neuroinvasão recentemente estudados. Este é um relato de caso descritivo que pode se tratar de um primeiro episódio psicótico, um transtorno psicótico breve ou mania que podem ser oriundos da infecção por Coronavírus.

Palavras-Chave

Mania, psicose, COVID-19

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

PEDRO HERMINIO ALMEIDA DE ANDRADE, GIOVANNA FONSECA BURIGO , NATASHA KOUVALESKI SAVAVIANO MORAN , GABRIEL SARTORI CALAZANS , JULIANA ARMANI SARTI OLIVEIRA , LUMA ARAÚJO BORGES MOURA, MARIA LÚCIA LIMA FALCO