Dados do Trabalho


Título

Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua na gravidade dos sintomas em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Introdução

A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) tem se mostrado uma técnica promissora para o tratamento de sintomas de diversas condições, dentre elas o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos significativos e persistentes na habilidade de comunicação, dificuldades no processo de socialização e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Por ter início nos primeiros anos de vida e cursar junto com alterações no funcionamento e conectividade cerebral que impactam de forma importante a qualidade de vidas das crianças, pensar em estratégias de intervenção de forma precoce, durante o período de maior neuroplasticidade torna-se necessário para auxiliar na diminuição dos sintomas.

Objetivo

Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da ETCC anódica aplicada sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo na gravidade dos sintomas de TEA.

Método

Participaram 23 crianças entre 6 e 12 anos com diagnóstico de TEA confirmado por médico neuropsiquiatra e escalas de rastreio. Os sintomas foram avaliados pela escala Childhood Autism Rating Scale (CARS) que foi aplicada antes e após as intervenções. O protocolo de intervenção consistiu em 2 blocos de estimulação (ativa e placebo) com um período de 3 meses de washout entre eles. Em cada etapa foram feitas 10 sessões de estimulação de 1mA com duração de 20 minutos cada. Por se tratar de um estudo cruzado, todos os participantes receberam os dois tipos de estimulação, ativa e placebo. Durante a estimulação os participantes fizeram uma intervenção terapêutica voltada para o aprimoramento da cognição social. Para comparação dos resultados antes e após a intervenção foi utilizado o teste de Wilcoxon pareado.

Resultados

Os resultados indicaram que dos 15 domínios avaliados na CARS, 13 tiveram redução estatisticamente significante, assim como no escore total da escala. O tamanho de efeito das diferenças observadas foi médio nos domínios uso de objetos, nível de atividade e nível de consistência da resposta intelectual, nos demais domínios o tamanho de efeito foi grande.

Conclusão

Com base nisso, acredita-se que a ETCC anódica aplicada no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo associada a terapia online colaborou para a redução da gravidade dos sintomas no TEA.

Palavras-chave

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; autismo; neurodesenvolvimento

Área

Neurociência básica

Autores

PATRICIA VIEIRA OLIVEIRA, MARIANA LESSA CASTRO, SUELI RIZZUTTI, MAURO MUSZKAT