Dados do Trabalho


Título

DEPRESSÃO COMO DOENÇA INFLAMATÓRIA E A HIPÓTESE DE LEAKY GUT

Introdução

A depressão é considerada um grave problema de saúde, cada vez mais comum entre a população, estimativa de que seja a doença mais prevalente no mundo em 2030. Sua origem é multifatorial e sua complexidade ainda está longe de ser compreendida. Recentemente a hipótese Leaky Gut ou Síndrome do Intestino Permeável entra em ênfase.
Dentro da fisiopatologia da depressão, um dos principais fatores envolvidos é o estado inflamatório, gatilho para o início do processo de aumento do espaço entre os enterócitos, ocorrendo a liberação de várias toxinas, que deveriam ser eliminadas, mas atingem a corrente sanguínea. Esse processo é causador e favorecido pela depressão e, portanto, precisa ser considerado em sua patologia.

Objetivo

Analisar e compreender aspectos fisiopatológicos da Depressão e a Doença de Leaky Gut. Desta maneira, buscamos correlacioná-las e compreender o impacto de uma sobre a outra.

Método

Revisão sistemática bibliográfica, os materiais utilizados foram colhidos das plataformas PUBMED, SCIELO e COCHRANE LIBRARY, nas línguas portuguesa e inglesa, publicados entre os anos 2008 e 2019

Resultados

O estado estressante faz o Sistema Nervoso Simpático (SNS) atuar mais que o esperado, impossibilitando que o organismo reaja de forma fisiológica e isso permite a desregulação das catecolaminas. A ativação do SNS de forma constante, aumenta a transcrição de genes responsáveis pela resposta pró-inflamatória. Outra consequência desse estado, é a liberação constante de cortisol, através da hiperestimulação do eixo-hipotálamo-hipófise-adrenal. A doença de Leaky Gut, se favorece desses mecanismos e desencadeia um erro do metabolismo, o qual libera toxinas, deveriam ser eliminadas de nosso corpo, na corrente sanguínea. As toxinas e as bactérias que transitam pela corrente sanguínea, atingem o sistema imunológico, podendo provocar processos inflamatórios agudos e crônicos e sendo um dos maiores responsáveis pelo processo depressivo.

Conclusão

Diante do contexto de inflamação, se torna viável abordar a Doença de Leaky Gut. Uma patologia em que há um déficit estrutural da parede intestinal que permite que substâncias, toxinas, bactérias e diversos outros componentes transloquem as regiões entre os enterócitos e caiam na corrente sanguínea. É essencial reiterar a ideia de que para a prevenção de doenças mentais como a depressão, é fundamental que haja um equilíbrio do eixo microbiota-intestino-cérebro. O entendimento desse equilíbrio é fundamental para o surgimento de novos tratamentos e formas de prevenção.

Palavras-chave

depressão; leaky gut; síndrome; intestino permeável; inflamação.

Área

Transtornos do Humor

Autores

RODRIGO DE ALMEIDA LUZ, VITOR SOUZA VANO, CAROLINA CAMARGO FERRAZ OLIVEIRA, DANIELA BONFIGLIOLI LAGE, FERNANDA SILVA FERRARI, GIOVANA NADIAK CALIL, SUZZY CAROLINE MENEGHETTI, KALIL DUAILIBI