Dados do Trabalho


Título

DEMÊNCIAS POTENCIALMENTE REVERSÍVEIS: REVISÂO

Introdução

Demência é uma doença complexa que reduz a autonomia das pessoas, possuindo como fator de risco importante o envelhecimento. Elas são classificadas em categorias com bases sindrômicas, sendo que as demências reversíveis são causas raras, mas o tratamento adequado pode reverter o declínio cognitivo. Algumas das causas mais comuns de demências potencialmente reversíveis, que incluem: sífilis, HIV, encefalites virais, doença de Lyme, hidrocefalia de pressão normal, deficiência de vitaminas B1, B3 e B12, hipotireoidismo, hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, síndrome de Cushing, alcoolismo, metais pesados, medicamentos, lúpus eritematoso sistêmico e vasculites. Este trabalho abordará as causas mais comuns de demências potencialmente reversíveis.

Objetivo

Realizar uma revisão bibliográfica sobre demências potencialmente reversíveis, abordando causas, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento de cada uma.

Método

Revisão bibliográfica baseada em artigos dos últimos 5 anos das bases de dados Pubmed e SciELO. Foram encontrados 534 artigos no total, sendo utilizados no presente estudo 37, selecionados pelo resumo e temas propostos.

Resultados

Existem muitas causas de demências reversíveis, sendo as principais: infecções, lesões cerebrais estruturais, distúrbios nutricionais, distúrbios endócrinos e metabólicos, distúrbios tóxicos, ingestão de substâncias, distúrbios imunologicamente mediados e vasculites. Esta vasta gama de etiologias de demência reversível representa um desafio para o médico. É importante que a investigação do quadro clínico do paciente esteja alinhada com a entidade da demência, para descobrir qual anormalidade está sendo responsável. Os obstáculos para o diagnóstico incluem o amplo espectro de doenças que podem causar a demência, assim como o fato de a deficiência neurológica estar relacionada à idade avançada.

Conclusão

A demência é uma entidade clínica que possui várias etiologias, configurando um grande problema de saúde global. Sua evolução pode ser reversível ou não reversível. Em relação à primeira, para que seja possível reverter o caso, a investigação do quadro clínico do paciente precisa estar alinhada com a entidade da demência, para descobrir qual anormalidade está sendo responsável. É importante que os médicos se atentem às manifestações neurológicas dessas enfermidades, fazendo uso de uma boa correlação clínico-epidemiológica. É grande quantidade de diagnósticos diferenciais existentes, contribuindo para o retardo do diagnóstico e diminuindo a chance de sucesso.

Palavras-chave

Demência, Reversível, Idosos

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

RODRIGO ALMEIDA LUZ, BIANCA CHACON DEZOTTI, JOSÉ PAULO GALARZA ESCALERA, LARISSA SILVA ALMEIDA, MARIA CAROLINA ROSSI PEGORER, PEDRO MARTANI DU PASQUIER NUNES, KALIL DUALIBI