Dados do Trabalho


Título

A relação entre funcionamento cognitivo, sintomas depressivos e esperança nos idosos: Uma Revisão Integrativa

Introdução

o processo de envelhecimento normal é acompanhado pelo declínio natural de habilidades físicas, cognitivas e emocionais, porém estas não são suficientes para causarem prejuízos na vida cotidiana nem comprometerem a funcionalidade do indivíduo. O envelhecimento deve ser entendido como um fenômeno biopsicossocial, ser determinada pela personalidade, história familiar, trajetória pessoal e condições socioeconômicas. No entanto, envolve lidar com eventos positivos, mas principalmente, os negativos vivenciados ao longo da vida, como perdas de entes queridos, do status social, declínio da saúde e da funcionalidade física. Esses aspectos podem se refletir na vida do indivíduo, afetando as dimensões físicas, emocionais e sociais, exigindo que desenvolva habilidades cognitivas, para enfrentar os eventos de forma positiva.

Objetivo

Revisar as concepções na literatura científica sobre a relação da esperança, cognição, sintomas depressivos em idosos.

Método

É um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico e de uma revisão integrativa, baseada na experiência da autora.

Resultados

Verificou-se, pelos estudos aqui apresentados, que existe uma relação entre cognição, sintomas deprimidos e esperança, pois níveis altos de esperança mostram que os idosos, mesmo mais velhos, encontram formas de traçar objetivos e achar caminhos para alcançá-los.

Conclusão

além de outros aspectos, como estilo de vida (atividades físicas), nível de educação, suporte familiar e social, espiritualidade, a esperança é um elemento vital em todas as fases da vida, além de outros aspectos, mas principalmente, no envelhecimento, em que a falta de perspectiva em relação ao futuro vai tomando conta do indivíduo, acentuado, assim, sintomas depressivos. No entanto, esta pode ser treinada, a fim de que o idoso consiga ter objetivos, permanecer neles, para ter uma vida mais feliz e com qualidade.

Palavras-chave

Esperança, Sintomas depressivos, Idosos.

Área

Transtornos do Humor

Autores

MARCIA REJANE ESTIMA MARCIA REJANE ESTIMA PEDONE