Dados do Trabalho


Título

EIXO MICROBIOTA-INTESTINO- CÉREBRO - UMA NOVA ERA PARA TRATAMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS.

Introdução

A microbiota intestinal é composta por mais de 100 trilhões de microrganismos. Exercem inúmeras funções essenciais para vida humana, entre elas se destacam a digestão, homeostase e imunidade intestinal. Muitos fatores podem influenciar esse delicado equilíbrio, causando desbiose. Cientistas chegaram à conclusão de que essas alterações podem impactar diretamente a saúde mental das pessoas. Distúrbios comportamentais, Transtorno do Espectro Autista, Ansiedade, Depressão e até doença de Alzheimer, são algumas das doenças que tem sido estudadas. Surge então o conceito de eixo microbiota-intestino-cérebro (EMIC), esse eixo se caracteriza por sua bidirecionalidade, tal comunicação acontece através dos sistemas nervosos periféricos, simpáticos e parassimpáticos, vias hormonais, por neurotransmissores e sistema imunológico. E com o conceito estabelecido, surge a oportunidade para inúmeros tratamentos dentre eles os psicobióticos.

Objetivo

Identificar e descrever, através da literatura, as relações entre o conhecimento acerca da saúde mental e o EMIC e as repercussões para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas.

Método

Revisão bibliográfica da literatura através de busca sistematizada nas bases de dados: MedLine (via Pubmed), Lilacs, Cochrane Library e SciELO. Artigos escritos nas línguas portuguesa ou inglesa e publicados nos últimos cinco anos.

Resultados

Vários estudos que se concentraram no reforço de populações bacterianas, em particular como o Lactobacillus e a Bifidobacterium resultaram em melhora significativa do bem-estar em voluntários humanos saudáveis após 30 dias de ingestão. O grupo de pacientes com Ansiedade e TDM apresentou uma contagem significativamente baixa de Bifidobacterium (U = 865, r = 0,25, P = 0,012) e de Lactobacillus (U = 962, r = -0,18, P = 0,067). Os resultados fornecem provas diretas de que as populações de Bifidobacterium e de Lactobacillus são reduzidas em pacientes com Ansiedade e TDM. A intervenção através da administração de psicobióticos, como Lactobacillus, Bifidobacterium e Enterococcus, atuam por meio da ativação de células T reguladoras e secreção de IL-10 reduzindo os níveis inflamatórios do organismo.

Conclusão

Eecentes avanços tecnológicos possibilitaram descobertas importantes sobre o EMIC. É cada vez mais claro a relação existente entre os organismos intestinais e vários transtornos mentais, bactérias como Bifidobacterium e Lactobacillus tem sido amplamente estudadas. Embora ainda, os estudos estejam em fases iniciais, os resultados são promissores.

Palavras-chave

Eixo-Microbiota-Cérebro; Inflamação, Transtornos Mentais

Área

Transtornos do Humor

Autores

RODRIGO ALMEIDA LUZ, ARTHUR LOPES RIBEIRO PENIDO, KALIL DUAILIBI