Dados do Trabalho


Título

USO PROBLEMÁTICO DE INTERNET E VÍDEO-GAME E SUAS CORRELAÇÕES COM A DEPRESSÃO: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA.

Introdução

O uso problemático e a adicção a Internet são entidades relativamente recentes e pouco estudadas. Derivam da significativa evolução das mídias digitais nas últimas décadas e da ampliação de seu emprego. O aumento de conteúdo disponível e a acessibilidade crescentes à tecnologia digital nos últimas anos trouxeram consigo uma grande expansão da quantidade de tempo depreendida, em especial crianças e adolescente. O conceito de que seria possível desenvolver uma dependência comportamental à Internet é recente, e o interesse neste tópico cresceu proporcionalmente à influência da rede em nossas vidas. Em adolescentes, especialmente, as evidências sugerem que a adicção à Internet e a depressão estão fortemente correlacionadas.

Objetivo

Identificar e descrever as correlações entre a adicção à Internet e a depressão, nas suas variadas apresentações, como uma das suas principais comorbidades, em seus aspectos estatísticos, epidemiológicos, psicopatológicos e terapêuticos.

Método

Revisão bibliográfica da literatura através de busca sistematizada nas bases de dados: MedLine (via Pubmed), Lilacs, Cochrane Library e SciELO. Artigos escritos nas línguas portuguesa ou inglesa (ou que apresentassem tradução integral neste idioma) e publicados nos últimos cinco anos.

Resultados

Trabalhos científicos encontraram uma relação dose-resposta não linear entre os sintomas depressivos e o tempo total de uso de telas em grupos de crianças de 5 a 18 anos. Análises demonstraram que existem peculiaridades no uso de Internet entre os adolescentes de acordo com o sexo, sendo os de sexo masculino mais envolvidos em jogos online e os de sexo feminino no engajamento em mídias sociais. Trabalhos mostraram que o sono inadequado é provavelmente um fator mediador relacionando o uso de telas. Durante a epidemia de Coronavírus, um estudo transversal realizado na China. Observou associação entre o grau de severidade dos sintomas depressivos e o uso problemático da internet.

Conclusão

As crianças e adolescentes, constituem um grupo particularmente predisposto ao estabelecimento de comportamentos dependentes, dentre eles, o do uso problemático/adicção à Internet. A depressão tem sido, cada vez mais, um diagnóstico prevalente nesta mesma faixa etária. E a relação positiva entre depressão e uso problemático de telas está presente em inúmeros estudos, embora ainda não linear. O diagnóstico e o tratamento não diferem muito de outras formas de adicção, contudo os dados ainda são incipientes, sendo portanto a prevenção, ainda o melhor caminho.

Palavras-chave

Vício, Internet, Vídeo-games, Jovens, Crianças, Adolescentes

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

RODRIGO ALMEIDA LUZ, RAFAEL BALONI ANDRADE, GLAUCE GABRIELA ANSELMO SANTOS, VITOR SOUSA VANO, VÍNICIUS FERNANDES FREITAS, RAFAEL FURLAM SILVA FABRI, SÔNIA MARIA MOTTA PALMA